GESTÃO AMBIENTAL: UM ESTUDO SOBRE O IMPACTO DAS AÇÕES SUSTENTÁVEIS NA DECISÃO DE COMPRA DO CLIENTE

Flaviani Souto Bolzan Medeiros, Daniele Bolsson, Michele Medianeira Martins Freitas, Andreas Dittmar Weise

Resumo

Com o passar do tempo, diversas empresas demonstram que é possível atingir seus objetivos sem deixar de preservar à natureza e, com essa proposta de facilitar esse processo de troca entre empresa/cliente, causando o mínimo possível de danos surge o marketing ambiental. Este artigo tem como objetivo analisar o impacto da política de gestão ambiental adotada por uma concessionária de veículos na decisão de compra dos seus clientes. O estudo caracteriza-se como quantitativo quanto à natureza, do tipo descritivo quanto aos objetivos, sendo realizado por meio de um estudo de caso em uma concessionária de veículos de Santa Maria - RS. Para isso, foi elaborado e aplicado um questionário composto por 25 perguntas fechadas em escala Likert, a uma amostra de 126 clientes durante os meses de setembro e outubro de 2011. Como resultados, verificou-se que os clientes acreditam que as empresas consideradas “verdes” apresentarão melhores resultados em relação às demais a longo prazo. Concluiu-se que as empresas consideradas ambientalmente corretas possuem preferência na decisão de compra pela maioria dos clientes pesquisados, bem como observou-se que a empresa apesar de desenvolver práticas sustentáveis através da sua política de gestão, estas por vezes, não são conhecidas por seus clientes devido à falta de divulgação.

Palavras-chave

Sustentabilidade; Marketing ambiental; Comportamento do consumidor

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