GESTÃO AMBIENTAL: UM ESTUDO SOBRE O IMPACTO DAS AÇÕES SUSTENTÁVEIS NA DECISÃO DE COMPRA DO CLIENTE

Autores

  • Flaviani Souto Bolzan Medeiros
  • Daniele Bolsson
  • Michele Medianeira Martins Freitas
  • Andreas Dittmar Weise

DOI:

https://doi.org/10.48075/revistacsp.v11i21.6551

Palavras-chave:

Sustentabilidade, Marketing ambiental, Comportamento do consumidor

Resumo

Com o passar do tempo, diversas empresas demonstram que é possível atingir seus objetivos sem deixar de preservar à natureza e, com essa proposta de facilitar esse processo de troca entre empresa/cliente, causando o mínimo possível de danos surge o marketing ambiental. Este artigo tem como objetivo analisar o impacto da política de gestão ambiental adotada por uma concessionária de veículos na decisão de compra dos seus clientes. O estudo caracteriza-se como quantitativo quanto à natureza, do tipo descritivo quanto aos objetivos, sendo realizado por meio de um estudo de caso em uma concessionária de veículos de Santa Maria - RS. Para isso, foi elaborado e aplicado um questionário composto por 25 perguntas fechadas em escala Likert, a uma amostra de 126 clientes durante os meses de setembro e outubro de 2011. Como resultados, verificou-se que os clientes acreditam que as empresas consideradas “verdes” apresentarão melhores resultados em relação às demais a longo prazo. Concluiu-se que as empresas consideradas ambientalmente corretas possuem preferência na decisão de compra pela maioria dos clientes pesquisados, bem como observou-se que a empresa apesar de desenvolver práticas sustentáveis através da sua política de gestão, estas por vezes, não são conhecidas por seus clientes devido à falta de divulgação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

17-12-2012

Como Citar

SOUTO BOLZAN MEDEIROS, F.; BOLSSON, D.; MARTINS FREITAS, M. M.; DITTMAR WEISE, A. GESTÃO AMBIENTAL: UM ESTUDO SOBRE O IMPACTO DAS AÇÕES SUSTENTÁVEIS NA DECISÃO DE COMPRA DO CLIENTE. Revista Ciências Sociais em Perspectiva, [S. l.], v. 11, n. 21, 2012. DOI: 10.48075/revistacsp.v11i21.6551. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/ccsaemperspectiva/article/view/6551. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos