BALANCED SCORECARD COMO ARTEFATO DE GESTÃO PARA EMPRESA DE PEQUENO PORTE

Autores

  • Andreia Franklin Ferreira
  • Maria Lucia Melo de Souza Deitos

DOI:

https://doi.org/10.48075/revistacsp.v12i23.8563
Agências de fomento
Fundação Araucária

Palavras-chave:

Balanced Scorecard, Artefato de gestão, Pequena empresa

Resumo

Este trabalho tem como objetivo geral estudar o artefato gerencial Balanced Scorecard e a possibilidade de sua elaboração para uma empresa de pequeno porte. Inicialmente, são apresentados o conceito e as principais características do Balanced Scorecard. A seguir, tomando-se os resultados de uma pesquisa de campo, na modalidade estudo de caso, realizada em uma empresa de pequeno porte do setor de comércio varejista de gêneros alimentícios, é proposto um modelo de Balanced Scorecard que consideramos factível para a empresa em estudo e onde são indicados, a partir da definição da visão, missão e estratégia, quais os principais objetivos a serem atingidos em cada uma das perspectivas do BSC, associando-se ao mesmos os indicadores, metas e freqüência de medição, além da apresentação das iniciativas que podem ser implementadas para que os objetivos propostos sejam alcançados. Por fim, conclui-se que o Balanced Scorecard é um artefato aplicável à empresa de pequeno porte estudada, com potencial para auxiliar no seu processo de gestão, na avaliação e melhoria do seu desempenho e na manutenção de sua competitividade.

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Publicado

15-12-2013

Como Citar

FERREIRA, A. F.; DEITOS, M. L. M. de S. BALANCED SCORECARD COMO ARTEFATO DE GESTÃO PARA EMPRESA DE PEQUENO PORTE. Revista Ciências Sociais em Perspectiva, [S. l.], v. 12, n. 23, 2013. DOI: 10.48075/revistacsp.v12i23.8563. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/ccsaemperspectiva/article/view/8563. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos