A GOVERNANÇA CORPORATIVA E O ENDOMARKETING: O CASO DA COOPERATIVA MÉDICA ALPHA

Autores

  • NAIRANA RADTKE CANEPPELE BUSSLER Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ
  • DANIEL KNEBEL BAGGIO Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ
  • ADRIANE FABRICIO Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ
  • JULIANA DA FONSECA CAPSSA LIMA SAUSEN Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ
  • BENÍSIO RODRIGUES Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ
  • LURDES MARLENE SEIDE FROEMMING Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ

DOI:

https://doi.org/10.48075/revistacsp.v16i31.16657
Agências de fomento

Palavras-chave:

Endomarketing, Governança Corporativa, Cooperativa Médica.

Resumo

Este artigo analisou a contribuição do endomarketing com relação à governança corporativa, que apoia as ações dentro das empresas, identificando a contribuição efetiva para a realização da estratégia de negócio, com resultados sustentáveis e atuação com vistas a desenvolver equipes de alta performance com o auxílio da área de gestão de pessoas. Para isto, princípios de uma boa governança corporativa, como transparência, equidade, ética e responsabilidade social tornam-se fundamentais. Para Bekin (1995), o endomarketing são ações de marketing para o público interno – funcionários – das empresas e organizações. É um processo cujo foco é sintonizar e sincronizar, para implementar e operacionalizar, a estrutura de marketing da empresa ou organização que visa ação para o mercado.  Este estudo foi realizado em uma cooperativa médica que prima pela qualidade do trabalho na saúde e pela excelência na prestação de serviços, buscando oferecer sempre o melhor a seus beneficiários. O objetivo do estudo foi verificar como o endomarketing contribui para o sucesso da governança corporativa e construção de equipes de alto desempenho na cooperativa. Foi possível identificar que endomarketing, para a organização em questão, trata-se de importante ferramenta de desenvolvimento de uma cultura organizacional alinhada ao plano estratégico. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

NAIRANA RADTKE CANEPPELE BUSSLER, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ

Aluna do curso de Mestrado em Desenvolvimento Regional da Unijuí/RS. Bolsista PROSUP/CAPES.

DANIEL KNEBEL BAGGIO, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ

Doutor em Contabilidade e Finanças, Professor no curso de Mestrado e Doutorado em Desenvolvimento Regional da Unijuí/RS. 

ADRIANE FABRICIO, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ

Mestrado em Engenharia de Produção, Professora do curso de Administração da UNIJUÍ.

JULIANA DA FONSECA CAPSSA LIMA SAUSEN, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ

Aluna do curso de Mestrado em Desenvolvimento Regional da Unijuí/RS. Bolsista PROSUP/CAPES.

BENÍSIO RODRIGUES, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ

Mestre em Desenvolvimento Regional pela UNIJUÍ.

LURDES MARLENE SEIDE FROEMMING, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ

Doutora em Administração. Professora no curso de Mestrado e Doutorado em Desenvolvimento Regional da Unijuí/RS.

Downloads

Publicado

14-12-2017

Como Citar

RADTKE CANEPPELE BUSSLER, N.; KNEBEL BAGGIO, D.; FABRICIO, A.; DA FONSECA CAPSSA LIMA SAUSEN, J.; RODRIGUES, B.; MARLENE SEIDE FROEMMING, L. A GOVERNANÇA CORPORATIVA E O ENDOMARKETING: O CASO DA COOPERATIVA MÉDICA ALPHA. Revista Ciências Sociais em Perspectiva, [S. l.], v. 16, n. 31, p. 168, 2017. DOI: 10.48075/revistacsp.v16i31.16657. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/ccsaemperspectiva/article/view/154. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos