ANALISE DO COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR: levantamento do estilo de vida da terceira idade

Autores

  • Andréia Cássia Moura Centro Universitário Estácio BH Cepead/UFMG
  • Juliana França Martins Centro Universitário Estácio BH
  • Gabriela Soares Vieira Centro Universitário Estácio BH
  • Sunamari de Jesus Bráz Centro Universitário Estácio BH

DOI:

https://doi.org/10.48075/revistacsp.v18i34.18111
Agências de fomento
Centro Universitário Estácio BH

Palavras-chave:

Comportamento do consumidor, terceira idade, estilo de vida

Resumo

Esta pesquisa teve o intuito de contribuir no levantamento do perfil socioeconômico e no levantamento do estilo de vida predominante da terceira idade a partir da escala VALS (Valores e estilo de vida). A metodologia classifica-se como conclusiva descritiva, com o uso do método survey. Em maio de 2015 foi obtida uma amostra de 174 respondentes do curso da maturidade do Centro universitário Estácio Belo Horizonte.  A partir da análise dos resultados da amostra verificou-se o perfil referente a sexo, escolaridade, renda e faixa etária.  No que se refere ao estilo de vida, predominou na amostra o estilo de vida “pensador” (59,2%). Em segundo lugar, foi apontado o estilo “inovador”. Quanto ao desenvolvimento de produtos e serviços para a terceira idade, tomando como base os estilos de vida predominantes apontados no estudo, a recomendação gerencial é enfatizar na comunicação empresarial a durabilidade e valor dos produtos, também a qualidade dos produtos e serviço, uma vez que esse público é extremamente exigente haja vista o gosto por produtos e serviços de nicho e de alto nível. 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andréia Cássia Moura, Centro Universitário Estácio BH Cepead/UFMG

Doutoranda em Administração pela UFMG. Graduada em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG, especialista em Finanças pela UFMG e mestre em Administração, na área de Mercadologia, pela UFMG. Atualmente é professora titular da Faculdade Estácio de Sá BH e coordenadora do núcleo de pesquisa em Gestão desta instituição. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Mercadologia, atuando principalmente nos seguintes temas: marketing, qualidade de serviços, satisfação de clientes e comportamento do consumidor. Experiência em gerenciamento de equipes de desenvolvimento de pesquisa de Marketing, coordenação de curso de Administração em instituição privada e prestação de consultoria empresarial na área.

Juliana França Martins, Centro Universitário Estácio BH

Professora e coordenadora de cursos no Centro Universitário Estácio BH. Doutoranda em Administração pela FUMEC - MG

Gabriela Soares Vieira, Centro Universitário Estácio BH

Graduação tecnológica em Marketing e Pós-graduada em Marketing pelo Centro Universitário Estácio BH

Sunamari de Jesus Bráz, Centro Universitário Estácio BH

Graduanda em Administração pelo Centro Universitário Estácio BH

Downloads

Publicado

01-01-2019

Como Citar

MOURA, A. C.; MARTINS, J. F.; VIEIRA, G. S.; BRÁZ, S. de J. ANALISE DO COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR: levantamento do estilo de vida da terceira idade. Revista Ciências Sociais em Perspectiva, [S. l.], v. 18, n. 34, p. 73–99, 2019. DOI: 10.48075/revistacsp.v18i34.18111. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/ccsaemperspectiva/article/view/18111. Acesso em: 28 mar. 2024.