DO CICLO MÁGICO AO CICLO TRÁGICO? ESTUDO DE CASO DAS EMPRESAS DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS DA BOVESPA

Autores

  • Luiz Gustavo Camarano Nazareth
  • Eduardo Vieira do Prado
  • José Francisco Calil
  • Maria José de Camargo Machado
  • Clóvis Luis Padoveze

DOI:

https://doi.org/10.48075/revistacsp.v16i31.15910

Palavras-chave:

geração de valor, avaliação de desempenho, serviços educacionais.

Resumo

O presente artigo tem por objetivo realizar uma análise empírica do desempenho das empresas do Setor de Serviços Educacionais da Bovespa no período compreendido entre 2008 e 2015, por meio de medidas de desempenho, geração de valor e estrutura de capital. Para tanto, fez-se necessário obter junto a consultoria Economática® as demonstrações financeiras, histórico de cotações, volume, valores de abertura e fechamento das ações, quantidade de ações negociadas, indicadores de mercado, dados relativos a amostra composta por cinco empresas do segmento de Serviços Educacionais: Anima, Anhanguera, Estácio, Kroton e Ser Educacional. Calculou-se algumas medidas baseadas na criação de valor para o acionista, como o valor econômico adicionado, para   em   seguida, correlacioná-las   à   medida de desempenho externa, o Beta, e a estrutura de capital. Buscou-se refletir o retorno dos ativos considerando o desempenho corrente das empresas do setor. Os procedimentos adotados na investigação empírica proporcionaram subsídios para constatar o aumento da destruição de valor em 2015, ratificando a afirmativa que as empresas do setor viveram um ciclo mágico e agora terão desafios impostos por um ciclo que dá indícios de ser trágico.

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Publicado

14-12-2017

Como Citar

NAZARETH, L. G. C.; PRADO, E. V. do; CALIL, J. F.; MACHADO, M. J. de C.; PADOVEZE, C. L. DO CICLO MÁGICO AO CICLO TRÁGICO? ESTUDO DE CASO DAS EMPRESAS DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS DA BOVESPA. Revista Ciências Sociais em Perspectiva, [S. l.], v. 16, n. 31, p. 153, 2017. DOI: 10.48075/revistacsp.v16i31.15910. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/ccsaemperspectiva/article/view/130. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos