Avaliação do perfil do pequeno e médio investidor adequado à modalidade de fundo de investimento financeiro, em longo prazo, com agregado de valor

Autores

  • Rita Maria Bedran Leme Gaspar
  • José Eduardo Rodríguez Osés

DOI:

https://doi.org/10.48075/revistacsp.v6i10.165

Palavras-chave:

Fundo de investimento financeiro, Meio ambiente, Sustentabilidade.

Resumo

Este estudo investiga a avaliação do perfil do pequeno e médio investidor, adequado ä modalidade de fundo de investimento em longo prazo, considerando o tripé rentabilidade, liquidez e segurança, com agregado de valor. Quantitativamente buscou-se avaliar o perfil de pequeno e médio investidor, através de questionários compostos por um mix de 13 perguntas semi-estruturadas direcionados a três populações distintas: pequeno/médio investidor, gerentes de mercado e empresários. Qualitativamente elaborou-se o questionário IV, apresentado em 5 perguntas abertas, a 5 pessoas de representatividade, configurando a orla  governamental e não governamental, gerente de mercado de instituição financeira de fomento, empresa socialmente responsável e figura do pequeno/médio investidor. Conclui-se a viabilidade da sugestão da modalidade de fundo de investimento, denominado padrão, administrado por Instituição Financeira brasileira de fomento, cujo diferencial é a efetiva participação de parcerias público-privadas, comprometidas com o meio ambiente e sociedade, no que se refere ao segmento pequeno e médio investidor.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

13-08-2008

Como Citar

LEME GASPAR, R. M. B.; RODRÍGUEZ OSÉS, J. E. Avaliação do perfil do pequeno e médio investidor adequado à modalidade de fundo de investimento financeiro, em longo prazo, com agregado de valor. Revista Ciências Sociais em Perspectiva, [S. l.], v. 6, n. 10, p. p. 149–163, 2008. DOI: 10.48075/revistacsp.v6i10.165. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/ccsaemperspectiva/article/view/165. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos