COOPERATIVISMO DE CRÉDITO SOLIDÁRIO: DIAGNÓSTICO DA COOPERATIVA NA COMPETÊNCIA DO SABER ORIENTADA PARA O CONHECIMENTO

Autores

  • Paula Regina Zarelli Rocha
  • Paulo Maurício Selig
  • Denise de Cuffa
  • Carine Zago

DOI:

https://doi.org/10.48075/revistacsp.v11i20.5574

Palavras-chave:

Gestão do conhecimento, Cooperativas em rede, Competência do saber.

Resumo

As cooperativas consistem num sistema visando uma gestão democrática e que possui como fator fundamental o alcance da formação do homem participante neste tipo de organização. A partir do exposto, o objetivo do presente trabalho consistiu em realizar o diagnóstico, através da aplicação do questionário adaptado de North e Rivas (2008) da cooperativa na competência do saber, em cooperativas de crédito solidário. Portanto, com delineamento não experimental, utilizaram-se as pesquisas descritiva e qualitativa. Assim, considera-se que a gestão do conhecimento pode ocorrer de forma involuntária através de redes de compartilhamento de conhecimentos, sendo os grupos de funções “saber e aprender” e “tecnologia da informação e comunicação” os que mais contribuíram para a troca de informação entre os indivíduos e/ou organizações, resultando no fato de a maior parte das cooperativas pesquisadas serem orientadas para o conhecimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

15-10-2012

Como Citar

ZARELLI ROCHA, P. R.; SELIG, P. M.; DE CUFFA, D.; ZAGO, C. COOPERATIVISMO DE CRÉDITO SOLIDÁRIO: DIAGNÓSTICO DA COOPERATIVA NA COMPETÊNCIA DO SABER ORIENTADA PARA O CONHECIMENTO. Revista Ciências Sociais em Perspectiva, [S. l.], v. 11, n. 20, 2012. DOI: 10.48075/revistacsp.v11i20.5574. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/ccsaemperspectiva/article/view/5574. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos