Contabilidade ambiental: uma análise do conhecimento dos alunos de dois cursos de Ciências Contábeis

Autores

  • Tatiane Oliveira Marques
  • Charles Albino Schultz
  • Elza Hofer

DOI:

https://doi.org/10.48075/revistacsp.v11i20.6140

Palavras-chave:

Conhecimento, Contabilidade ambiental, Meio-ambiente

Resumo

O objetivo desse trabalho é identificar o nível de conhecimento dos alunos de Ciências Contábeis de duas instituições de ensino superior sobre os conceitos de Contabilidade Ambiental e, ainda, verificar se o conhecimento sobre estes conceitos é ampliado no decorrer do curso. Metodologicamente, esta pesquisa é descritiva e explicativa do tipo empírica com coleta de dados realizada por meio de questionários. À análise e à interpretação dos dados foi realizada por meio de análise descritiva. Os resultados obtidos neste trabalho demonstram que, em uma análise geral, foi observado um desempenho relativamente baixo quando comparado com o desempenho necessário para a aprovação em uma disciplina das instituições. Contudo, verificou-se que houve um aumento nas respostas corretas dos alunos conforme se avança as fases do curso, porém, com correlações baixas. A experiência profissional e o contato com material sobre contabilidade ambiental não demonstraram proporcionar vantagens aos alunos para a obtenção de respostas corretas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

01-11-2012

Como Citar

OLIVEIRA MARQUES, T.; ALBINO SCHULTZ, C.; HOFER, E. Contabilidade ambiental: uma análise do conhecimento dos alunos de dois cursos de Ciências Contábeis. Revista Ciências Sociais em Perspectiva, [S. l.], v. 11, n. 20, 2012. DOI: 10.48075/revistacsp.v11i20.6140. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/ccsaemperspectiva/article/view/6140. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos