O Marketing em um Novo Empreendimento: um Estudo de Caso de uma Empresa Vitivinícola Brasileira

Autores

  • Ricardo Lebbos Favoreto
  • Mario Nei Pacagnan

DOI:

https://doi.org/10.48075/revistacsp.v15i28.13180

Palavras-chave:

Administração, Empreendedorismo, Novos Empreendimentos

Resumo

O marketing é função empresarial de grande relevância em todas as fases da vida de um empreendimento. Na pesquisa realizada, adota-se por pressuposto que o modo como as organizações lidam com as funções empresariais – a exemplo da função de marketing – pode variar em decorrência do estado de maturidade em que se encontram. Aqui, exploram-se questões de mercado vivenciadas por novos empreendimentos. O modelo teórico utilizado para tanto segue a proposta sugerida por Baron e Shane (2007), que, alinhadamente com o propósito da pesquisa, é de cunho processual. Como lócus de estudo, elege-se uma empresa do setor vitivinícola fino brasileiro. Primeiramente, apresenta-se o modelo tomado por base; na sequência, o panorama do setor; por fim, a discussão do caso. Os resultados demonstram algumas das práticas que formataram o marketing no início de vida do empreendimento. 

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Publicado

27-06-2016

Como Citar

LEBBOS FAVORETO, R.; PACAGNAN, M. N. O Marketing em um Novo Empreendimento: um Estudo de Caso de uma Empresa Vitivinícola Brasileira. Revista Ciências Sociais em Perspectiva, [S. l.], v. 15, n. 28, p. 151–168, 2016. DOI: 10.48075/revistacsp.v15i28.13180. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/ccsaemperspectiva/article/view/13180. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos