Riscos, qualidades e sociabilidades em feiras: a perspectiva de feirantes em dois espaços de comercialização em Porto Alegre, RS

Autores

  • Guilherme Francisco Waterloo Radomsky Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Michele Leão de Lima Ávila Instituto Federal Catarinense e Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.48075/revistacsp.v17i32.16048
Agências de fomento
CNPq e FAPERGS

Palavras-chave:

civismo, riscos alimentares, qualidade dos alimentos, modernidade

Resumo

O artigo analisa a relação entre riscos alimentares, qualidade dos alimentos e as sociabilidades com base em uma pesquisa realizada em duas feiras (uma de alimentos orgânicos e outra convencional) na cidade de Porto Alegre, RS. A pesquisa envolveu observações, diálogos e entrevistas semiestruturadas com feirantes e foi realizada ao longo de cinco meses durante o ano de 2013. Os resultados mostram que riscos são considerados inescapáveis pelos feirantes, contudo as feiras representam possibilidades e potenciais contra estes. Nelas, as sociabilidades e as qualidades alimentares são construídas como sustentáculos contra relações anônimas dos grandes mercados, articulando relações de proximidades e confiança. Sinalizam, portanto, que o sistema agroalimentar difundido nas sociedades contemporâneas está conectado ao modelo de desenvolvimento moderno que vivemos e que novos valores podem emergir em mercados locais. Civismo e responsabilidade são questões fundamentais nestes contextos e os papeis das feiras, dos supermercados e da oferta de alimentos são avaliados criticamente pelos atores envolvidos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Guilherme Francisco Waterloo Radomsky, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professor do Departamento de Sociologia e dos Programas de Pós-graduação em Sociologia (PPGS) e em Desenvolvimento Rural (PGDR) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Michele Leão de Lima Ávila, Instituto Federal Catarinense e Universidade Federal de Santa Catarina

Professora de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico no Instituto Federal Catarinense, Licenciada em Ciências Sociais (UFRGS), Especialista em Gênero e Diversidade na Escola e Mestranda em Antropologia Social pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Downloads

Publicado

28-06-2018

Como Citar

RADOMSKY, G. F. W.; ÁVILA, M. L. de L. Riscos, qualidades e sociabilidades em feiras: a perspectiva de feirantes em dois espaços de comercialização em Porto Alegre, RS. Revista Ciências Sociais em Perspectiva, [S. l.], v. 17, n. 32, p. 80 a 99, 2018. DOI: 10.48075/revistacsp.v17i32.16048. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/ccsaemperspectiva/article/view/16048. Acesso em: 28 mar. 2024.