QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO: PERCEPÇÃO DE SATISFAÇÃO DOS FUNCIONÁRIOS DE UMA EMPRESA DO COMÉRCIO

Autores

  • Adriana Pedroso dos Santos Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul -UNIJUÍ / BACHAREL ADMINISTRAÇÃO
  • Adriane Fabricio Universidade Federal de Santa Maria -UFSM/Doutoranda Administração
  • Liane Beatriz Rotili Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul -UNIJUÍ / MESTRANDA EM DESENVOLVIMENTO REGIONAL https://orcid.org/0000-0003-4425-5892
  • Luis Felipe Dias Lopes Universidade Federal de Santa Maria -UFSM/ DOCENTE PPGA https://orcid.org/0000-0002-2438-0226
  • Daniel Knebel Baggio Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul -UNIJUÍ / DOCENTE PPGDes https://orcid.org/0000-0002-6167-2682

DOI:

https://doi.org/10.48075/revistacsp.v17i33.16769
Agências de fomento
Bolsista PROSUP/Capes

Palavras-chave:

Qualidade de vida, Satisfação no trabalho, Modelo Walton

Resumo

A Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) em sua essência passa por visões e definições multidisciplinares, produzindo ações que contribuem com o bem-estar e satisfação profissional nas organizações (LIMONGI-FRANÇA, 2004). Frente a este contexto, o presente estudo objetivou analisar a percepção de satisfação dos fatores de QVT de funcionários de uma empresa do comércio. Metodologicamente, trata-se de um estudo de caso, descritivo, com abordagem quantitativa. A coleta de dados foi realizada a partir de questionário estruturado conforme o modelo de Walton (1973) e aplicada em todos os funcionários (15) da empresa em estudo. Quanto aos resultados, os mesmos revelaram que os funcionários do estudo estão no geral satisfeitos com os fatores compensação salarial justa e adequada, condições de segurança e saúde no trabalho, a utilização e desenvolvimento de capacidades, oportunidades de crescimento e segurança, a integração social na organização, as garantias constitucionais, o trabalho e espaço total de vida e a relevância social da vida no trabalho. Considerando que não houveram respostas indicando diretamente a insatisfação e que os fatores compensação salarial justa e adequada, e oportunidades de crescimento apresentaram índices de neutralidade, pode-se interpretar como pontos onde a satisfação pode ser trabalhada pela empresa.

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Biografia do Autor

Adriana Pedroso dos Santos, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul -UNIJUÍ / BACHAREL ADMINISTRAÇÃO

Bacharel em Administração UNIJUÍ

Adriane Fabricio, Universidade Federal de Santa Maria -UFSM/Doutoranda Administração

Doutoranda em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria (PPGA/UFSM). Professora Mestre no Departamento de Ciências Administrativas, Contábeis, Econômicas e da Comunicação da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (DACEC-UNIJUÍ)

Liane Beatriz Rotili, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul -UNIJUÍ / MESTRANDA EM DESENVOLVIMENTO REGIONAL

Mestranda em Desenvolvimento Regional - PPGDES/UNIJUIBolsista PROSUP/CapesPesquisadora do Grupo de Pesquisas GPCET - PPGA/UFSMBacharel em Administração - DACEC/UNIJUI - CRA: 047902Graduanda em Licenciatura em História - DHE/UNIJUI

Luis Felipe Dias Lopes, Universidade Federal de Santa Maria -UFSM/ DOCENTE PPGA

Doutor em Engenharia de Produção (UFSC) Professor Associado 4 do Departamento de Ciências Administrativas (DCA/UFSM). Coordenador do Grupo de Pesquisas GPCET - PPGA/UFSM

Daniel Knebel Baggio, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul -UNIJUÍ / DOCENTE PPGDes

Doutor em Contabilidade - UNIVERSIDAD ZARAGOZA/ESPANHA

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Publicado

31-07-2018

Como Citar

DOS SANTOS, A. P.; FABRICIO, A.; ROTILI, L. B.; DIAS LOPES, L. F.; BAGGIO, D. K. QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO: PERCEPÇÃO DE SATISFAÇÃO DOS FUNCIONÁRIOS DE UMA EMPRESA DO COMÉRCIO. Revista Ciências Sociais em Perspectiva, [S. l.], v. 17, n. 33, p. 47 a 67, 2018. DOI: 10.48075/revistacsp.v17i33.16769. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/ccsaemperspectiva/article/view/16769. Acesso em: 28 mar. 2024.