O CONTROLE SOCIAL EM DUAS PERSPECTIVAS: DE HOBBES A LOCKE, DE MARX A GRAMSCI

Autores

  • Mirele Hashimoto Siqueira Universidade Estadual do Oeste do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.48075/revistacsp.v17i33.17849
Agências de fomento

Palavras-chave:

Ciência política

Resumo

O presente artigo trata de investigar o tema do “controle social” e de refletir sobre a seguinte problemática: “É possível extrair duas perspectivas acerca do controle social a partir da leitura de Hobbes e Locke e de Marx e Gramsci?”. Para tanto, a metodologia empregada se voltou para o retorno aos clássicos – e, portanto, para a pesquisa bibliográfica – a fim de evidenciar suas elaborações construídas, exprimindo as principais inferências acerca da leitura do controle social que se pode traduzir. As ideias centrais são de que o absolutismo de Hobbes e o liberalismo de Locke tratam de se inserir na esteira de configuração de domínio do Estado sobre a sociedade, ao passo que Marx e Gramsci demarcam a possibilidade do Estado Moderno ser “administrado” pela participação popular com vista a sua própria destruição: os exemplos históricos da Comuna de Paris e dos Conselhos de fábricas italianos exprimem, assertivamente, a feita desta possibilidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mirele Hashimoto Siqueira, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), campus de Toledo e bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

Downloads

Publicado

31-07-2018

Como Citar

SIQUEIRA, M. H. O CONTROLE SOCIAL EM DUAS PERSPECTIVAS: DE HOBBES A LOCKE, DE MARX A GRAMSCI. Revista Ciências Sociais em Perspectiva, [S. l.], v. 17, n. 33, p. 81 a 101, 2018. DOI: 10.48075/revistacsp.v17i33.17849. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/ccsaemperspectiva/article/view/17849. Acesso em: 19 abr. 2024.