O PROCESSO DE ALIENAÇÃO E SUBALTERNIDADE DO SER HUMANO NO CAPITALISTALISMO E A IMPORTÂNCIA DA IDEOLOGIA NESSE CONTEXTO

Autores

  • Cristiane Gonçalves de Souza Universidade Estadual de Ponta Grossa
  • Jussara Ayres Bourguignon Universidade Estadual de Ponta Grossa

DOI:

https://doi.org/10.48075/revistacsp.v16i31.15062
Agências de fomento
CAPES

Resumo

Este texto, resultado de pesquisa bibliográfica, objetiva pontuar aspectos concernentes ao processo de alienação e subalternidade do ser humano no modo de produção capitalista. Para tanto considera o trabalho em uma perspectiva ontológica, haja vista que nessa linha de pensamento o que é central é a capacidade criadora do homem, sua capacidade de transformar radicalmente o mundo mediante finalidade estabelecida em sua consciência. Inserida na sociabilidade capitalista, as classes dominadas/subalternas são muitas vezes influenciadas pela ideologia da classe dominante, no entanto, mediante os autores pontuados neste trabalho foi possível observar que as classes subalternas têm reações que denotam resistência e luta, mesmo sendo reações espontâneas, tais reações favorecem o movimento de luta e reivindicação das mesmas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cristiane Gonçalves de Souza, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Doutora em Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Estadual de Ponta Grossa. Mestre em Ciências Sociais Aplicadas pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2011). Graduação em SERVIÇO SOCIAL também pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2008) e Especialista em Gestão Pública. Atua como professora na Universidade Estadual de Ponta Grossa ni departamento de serviço social. Tem experiência na área de Serviço Social e em Ciências Sociais, atuando principalmente nos seguintes temas: assistência social, políticas sociais, prática profissional interdisciplinar, emancipação, políticas públicas, cidadania e ética. Experiência com atividades de consultoria e assessoria a municípios participando de Conferências Municipais, realizando capacitações e Planos nas áreas da criança e do adolescente e assistência social.

Jussara Ayres Bourguignon, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Possui graduação em Serviço Social pela Universidade Estadual de Ponta Grossa
(1984), Mestrado em Prática Profissional e Política Social pela Pontifícia Universidade
Católica de São Paulo (1997) e doutorado em Serviço Social PUC/SP pela Pontifícia
Universidade Católica de São Paulo (2005).
Professora associada da Universidade Estadual de Ponta Grossa junto ao Curso de
Serviço Social e ao Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais Aplicadas.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

14-12-2017

Como Citar

DE SOUZA, C. G.; BOURGUIGNON, J. A. O PROCESSO DE ALIENAÇÃO E SUBALTERNIDADE DO SER HUMANO NO CAPITALISTALISMO E A IMPORTÂNCIA DA IDEOLOGIA NESSE CONTEXTO. Revista Ciências Sociais em Perspectiva, [S. l.], v. 16, n. 31, p. 43, 2017. DOI: 10.48075/revistacsp.v16i31.15062. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/ccsaemperspectiva/article/view/24. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos