INTEGRAÇÃO LATINO-AMERICANA: UMA REFLEXÃO SOBRE O MERCOSUL E SEUS INDICADORES SOCIAIS E ECONÔMICOS

Autores

  • Nilton Marques Oliveira Universidade Federal do Tocantins - UFT https://orcid.org/0000-0001-6485-314X
  • Leandro Araújo Crestani Faculdade Sul do Brasil- Fasul
  • Mirian Beatriz Schneider Braun Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste

DOI:

https://doi.org/10.48075/revistacsp.v17i33.18570
Agências de fomento
Capes e Universidade Federal do Tocantins (Propesq/UFT)

Palavras-chave:

Mercosul, integração econômica, indicadores, sociedade, economia

Resumo

Este artigo objetiva analisar o fluxo comercial e os indicadores sociais e econômicos dos países membros do Mercosul, tendo como aporte teórico a integração econômica dos países do Cone Sul. Os dados foram coletados na Comisión Económica para a América Latina y El Caribe – CEPAL – Bases de datos Departmento de integración y Comércio Internacional em base a Trade Map e no World Bank. Foram calculadas taxas geométrica de crescimento e a média do intercâmbio comercial das exportações e importações, em milhões de dólares, do Brasil para o mundo e para os países membros do Mercosul. Os resultados sugerem que o Mercosul aumentou o fluxo comercial entre os países membros e houve melhoras de alguns indicadores sociais e econômicos, mas de forma desigual.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nilton Marques Oliveira, Universidade Federal do Tocantins - UFT

Doutor em  Desenvolvimento Regional e Agronegócio pela Universidade Estadual do Oeste  do Paraná - UNIOESTE, Toledo - PR. Mestre em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa - UFV e Graduado  em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual de Maringá - UEM.  Professor  do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional e do curso de Ciências Econômica da Universidade Federal do Tocantins - UFT.  Bolsista do Programa Institucional Produtividade em Pesquisa da UFT. Pesquisador dos Grupos de Estudos em Economia Aplicada e Interdisciplinar de Estudos e Pesquisa sobre Estado, Educação e Sociedade (Geipees) da Universidade Federal do Tocantins.Diretor de Avaliação da Pró-Reitoria de Avaliação e Planejamento - PROAP/UFT de 2008 a 2012 . Área de Pesquisa: Desenvolvimento Regional, com ênfase em  economia regional e urbana, pobreza, desigualdades, análise regional e Economia do Tocantins. Possui diversos artigos e textos publicados em eventos  e periódicos nacionais e internacionais.

Leandro Araújo Crestani, Faculdade Sul do Brasil- Fasul

Doutor em História Contemporânea na Universidade de Évora; Professor da Faculdade Sul do Brasil- Toledo- PR; Brasil

Mirian Beatriz Schneider Braun, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste

4Professora Associada do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e Agronegócio da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Unioeste, Campus Toledo, Brasil.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

31-07-2018

Como Citar

OLIVEIRA, N. M.; CRESTANI, L. A.; BRAUN, M. B. S. INTEGRAÇÃO LATINO-AMERICANA: UMA REFLEXÃO SOBRE O MERCOSUL E SEUS INDICADORES SOCIAIS E ECONÔMICOS. Revista Ciências Sociais em Perspectiva, [S. l.], v. 17, n. 33, p. 137 a 156, 2018. DOI: 10.48075/revistacsp.v17i33.18570. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/ccsaemperspectiva/article/view/18570. Acesso em: 19 abr. 2024.