A EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA NA CONTRA-CORRENTE DA COMPLEXIDADE E O RESGATE DA AUTO-CONSTITUIÇÃO

Autores

  • Nize Maria Campos Pellanda

DOI:

https://doi.org/10.48075/revistacsp.v14i27.7114
Agências de fomento
CNPq

Palavras-chave:

complexidade- cognição- subjetivação- autopoiesis

Resumo

O presente artigo foi organizado de forma a responder questões sobre o sofrimento dos alunos na escola em decorrência de ser esta uma instituição que não contempla necessidades fundamentais dos seres humanos. Parte-se dos pressupostos teóricos oriundos do Paradigma da Complexidade e, mais especificamente, aqueles que constituem a  Cibernética de Segunda Ordem que hoje estão embasando importantes pesquisas nas neurociências. Com base em dados empíricos coletados em escolas do Ensino Fundamental, levantam-se hipóteses sobre as conseqüências epistêmicas e ontológicas que se transformam em impedimentos de conhecer e de subjetivar-se.

Palavras-chave: complexidade- cognição- subjetivação- autopoiesis

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Publicado

11-12-2015

Como Citar

PELLANDA, N. M. C. A EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA NA CONTRA-CORRENTE DA COMPLEXIDADE E O RESGATE DA AUTO-CONSTITUIÇÃO. Revista Ciências Sociais em Perspectiva, [S. l.], v. 14, n. 27, p. 302–318, 2015. DOI: 10.48075/revistacsp.v14i27.7114. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/ccsaemperspectiva/article/view/7114. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos