Proposta de expansão comercial para uma produtora de software de gestão empresarial

Thiago Henrique Martinez Blanco, Claudio Antonio Rojo

Resumo


No Brasil o sistema de franquias encontra um ambiente perfeito para reprodução em escala: dimensão continental, com potencial de ampliar a disponibilidade de bens e serviços e profissionais com perfil empreendedor, o país figura em quarto lugar no ranking mundial em números de unidades franqueadas. O presente relato técnico é fruto de uma consultoria realizada em uma empresa produtora de software especializada em gestão empresarial e fiscal, a qual busca expandir sua atuação no cenário nacional por meio do sistema de franquias ou representação comercial. Os procedimentos adotados baseiam-se em um estudo de caso único e a abordagem é qualitativa, devido ao caráter subjetivo da intervenção. Sugere-se que o formato de microfranquias pode ser suficiente para atender a demanda de expansão da empresa. Contudo ainda não é o parecer final sobre o melhor modelo, visto que o modelo tributário será definido na segunda etapa da consultoria, somente após, será possível analisar e comparar os indicadores de operacionalização e viabilidade financeira.

Palavras-chave


franquias; análise de franqueabilidade; representante comercial; competitividade

Texto completo:

PDF


Direitos autorais 2017 Revista Competitividade e Sustentabilidade

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Administração - Mestrado Profissional

Contato com o editor:

Prof. Dr. Ivano Ribeiro | ivano.adm@gmail.com

+55 45 32203229