Proposta de procedimentos para controle de execução de projetos de obras públicas na secretaria de habitação e urbanismo do município de Toledo-PR

Autores

  • Luciana Holderbaum Azevedo
  • Elizandra da Silva Unioeste

DOI:

https://doi.org/10.48075/comsus.v7i2.21070
Agências de fomento
“Fundação Parque Tecnológico Itaipu (FPTI)”

Palavras-chave:

Competitividade, Gerenciamento, Projetos, Gestão Pública

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo apresentar uma proposta de intervenção à gestão da fiscalização de obras públicas de engenharia, aplicando para tanto procedimentos para controle da execução e coordenação técnica melhorando este processo com a aplicação de alguns conceitos de boas práticas de gerenciamento de projetos. Foi realizada pesquisa bibliográfica para conhecer as bases teóricas sobre o assunto, coleta de dados através da aplicação de questionários e observação do setor de acompanhamento de projetos de obras na Secretaria de Habitação e Urbanismo da Prefeitura do Municipio de Toledo-PR, além de entrevista com um dos técnicos fiscais de obra. Assim sendo, propõe ações para controle de execução dos projetos de obras que possa ser aplicado no setor de fiscalização e sua implementação aprimora um processo existente, e responde exigências de transparência à prestação de contas, padronização de alguns trabalhos, agilidade na apresentação de dados, registros e ocorrências. Foram criados checklists e relatórios simplificados que incorporados à rotina de trabalho é possível verificar contribuições positivas em curto prazo de tempo.

Biografia do Autor

Elizandra da Silva, Unioeste

Coordenadora do Mestrado Profissional em AdministraçãoUnioeste – Campus CascavelPortaria n° 2148/2018-GRE

Downloads

Publicado

15-07-2020

Como Citar

AZEVEDO, L. H.; SILVA, E. da. Proposta de procedimentos para controle de execução de projetos de obras públicas na secretaria de habitação e urbanismo do município de Toledo-PR. Revista Competitividade e Sustentabilidade, [S. l.], v. 7, n. 2, p. 346–360, 2020. DOI: 10.48075/comsus.v7i2.21070. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/comsus/article/view/21070. Acesso em: 28 mar. 2024.