Proposta de mecanismos para organização da demanda de atendimento odontológico em unidades de saúde com uso de estratificação de risco

Autores

  • Claudia Cristina Anghinoni UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANA-UNIOESTE

DOI:

https://doi.org/10.48075/comsus.v7i2.21105
Agências de fomento
Fundação Parque Tecnológico Itaipu (FPTI)

Palavras-chave:

Risco, Gestão, Estratégia, Qualidade

Resumo

Existem várias propostas para tornar o acesso dos usuários do Sistema Único de saúde (SUS), mais humanizado e de acordo com os princípios do SUS. Este estudo tem o objetivo de propor uma forma de organização da demanda de atendimento odontológico da Unidade de Saúde da Família do Brasmadeira, bairro do município de Cascavel - PR. Através desta pesquisa exploratória, realizada no intervalo de tempo de seis meses no ano de 2018, com aplicação do questionário padrão, da Rede de Saúde Bucal, contido na Linha Guia do Governo do Estado do Paraná, foi possível compor uma base de dados, com 394 atendimentos. Os métodos utilizados foram: registros de atendimento e classificação do todos os pacientes odontológicos, planejamento e execução do atendimento e retornos programados. Como resultado foi possível verificar que a maioria da população foi classificada de baixo risco odontológico, com mais de 72% dos atendidos, em segundo lugar a população de alto risco com aproximadamente 17% e por fim, em torno de 10% foi classificada como sendo de médio risco às doenças bucais. Com isso, pode-se padronizar o acesso dos usuários quanto ao número de consultas necessárias e o retorno para cada tratamento conforme propõe a linha guia em relação a cada risco identificado. Contribuindo desta forma para um atendimento mais humanizado e de maior qualidade.

Biografia do Autor

Claudia Cristina Anghinoni, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANA-UNIOESTE

Claudia Cristina Anghinoni
Cirurgiã Dentista - UEPG
Especialista em Odontopediatria - AMO/Maringá
Pós-graduada em Ortodontia e Ortopedia facial - ABO/CVEL

Downloads

Publicado

15-07-2020

Como Citar

ANGHINONI, C. C. Proposta de mecanismos para organização da demanda de atendimento odontológico em unidades de saúde com uso de estratificação de risco. Revista Competitividade e Sustentabilidade, [S. l.], v. 7, n. 2, p. 558–566, 2020. DOI: 10.48075/comsus.v7i2.21105. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/comsus/article/view/21105. Acesso em: 25 abr. 2024.