As ações dos empreendedores do tipo causation e effectuation como preditoras do comportamento empreendedor

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/comsus.v6i1.23057
Agências de fomento
CAPES/ FAPESP

Palavras-chave:

Empreendedorismo. Empreendedor. Effectuation. Causation.

Resumo

O comportamento do tipo Effectuation transforma contingências em soluções possíveis, ideias em oportunidades de inovação e network em recursos essenciais para a consecução das ações empreendedoras, e o tipo Causation se reconhecem as oportunidades, se implantam detalhados planos de ação e são mensurados retornos sobre o capital investido. O presente estudo é de natureza teórica, cuja finalidade foi identificar as diferenças dos comportamentos do tipo Causation e Effectuation através das ações empreendedoras. Foram analisados o desenvolvimento das pesquisas de Causation e Effectuation em 36 artigos, dentre os 152 mais citados na Base de dados da Web of Science, e os resultados apontam que as diferenças de comportamento no uso das lógicas Causation e Effectuation são predominantemente contextuais, e a propensão de escolha entre elas é determinada pelas heurísticas do empreendedor que, dentro de situações específicas de risco ou incerteza, elegerá a mais adequada ou preferencial a ser adotada.

Biografia do Autor

Luciano da Costa Barzotto, UNINOVE - Universidade Nove de Julho - SP- Brasil UTFPR - Universidade Tecnológica Federal do Paraná - PR - Brasil

Doutorando em Administração pela UNINOVE (Universidade Nove de Julho - SP). Mestre em Administração (Stricto Sensu) pela FURB (Fundação Universidade Regional de Blumenau) ; Bacharel em Administração pela UNIAMÉRICA (Faculdade União das Américas) e Bacharel em Farmácia e Bioquímica pela PUC-PR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná). Atualmente é professor efetivo na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) - Campus Medianeira - PR, com atividades no ensino superior e tecnológico na modalidade presencial e na UAB (Universidade Aberta do Brasil), atuando no ensino de Pós graduação na modalidade à distância. 

Vânia Maria Jorge Nassif, UNINOVE- Universidade Nove de Julho São Paulo/SP – Brasil

ivre-Docente na área de Recursos Humanos pela FEARP/USP, Pós Doutorado na linha de Empreendedorismo e Competências Empreendedoras na FGV-SP. Doutora em Administração de Empresas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, Mestrado em Educação pela Universidade de Ribeirão Preto e Graduação em Psicologia ? FFCLRP-/USP. Pesquisadora FAPESP-SP. Professora do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Nove de Julho - UNINOVE/SP e membro do grupo de pesquisa na linha de Empreendedorismo. Atua como docente nas disciplinas de Fronteira do Conhecimento em Empreendedorismo, Empreendedorismo, Fronteira do Conhecimento em Metodologia de Pesquisa e Metodologia de Pesquisa. Editora da REGEPE - Revista de Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas desde 2017. Fundadora e Presidente da Associação Nacional de Estudos em Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas ? ANEGEPE de 2011 até 2016. Avaliadora de projetos de diferentes fontes de fomento ? FAPESP, CAPES e CNPq. Avaliadora ad-hoc de 28 periódicos científicos e de congressos nacionais e internacionais. Autora de 54 artigos científicos, 5 livros, 18 capítulos de livros e organizadora de 2 livros. Áreas de interesse como pesquisadora em Empreendedorismo, especialmente nos estudos que abordam comportamento empreendedor, aspectos psicológicos, afetivos e cognitivos, resiliência, effectuation, causation e gênero.

Downloads

Publicado

17-12-2019

Como Citar

BARZOTTO, L. da C.; NASSIF, V. M. J. As ações dos empreendedores do tipo causation e effectuation como preditoras do comportamento empreendedor. Revista Competitividade e Sustentabilidade, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 1–17, 2019. DOI: 10.48075/comsus.v6i1.23057. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/comsus/article/view/23057. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos