Mensuração da competitividade nas exportações agropecuárias: uma análise empírica.

Autores

  • Lucas Silva Ramos Universidade Federal da Grande Dourados

DOI:

https://doi.org/10.48075/comsus.v7i3.23640
Agências de fomento

Palavras-chave:

Agronegócio, Comércio Internacional, Constant Market Share, Índice de Vantagem Comparativa

Resumo

A competitividade durante séculos vem sendo cenário de diversas discussões de sua mensuração. E este é um importante campo a ser estudo, devido a ele ser levado em consideração nas perspectivas cientificas. Assim, se encontra o quão um produto, ou nação é competitiva através dos métodos existentes, como estão sendo aplicados e quais os principais estudiosos sobre o tema. Diante disso, este trabalho buscou identificar as metodologias mais usadas para mensurar a competitividade das exportações no mundo, com destaque para Brasil, utilizando-se de uma revisão bibliométrica como metodologia. Existem muitos métodos disponíveis para essa mensuração, sendo a mais usada com os termos da pesquisa o Índice de Vantagem Comparativa Revelada (IVCR), Constant Market Share (CMS) e Índice de Orientação Regional (IOR) as mais utilizadas no mundo e no Brasil.

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Publicado

13-12-2020

Como Citar

RAMOS, L. S. Mensuração da competitividade nas exportações agropecuárias: uma análise empírica. Revista Competitividade e Sustentabilidade, [S. l.], v. 7, n. 3, p. 668–687, 2020. DOI: 10.48075/comsus.v7i3.23640. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/comsus/article/view/23640. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos