COMPORTAMENTO DOS GASTOS DE CLIENTES DE UMA INSTITUIÇÃO FINANCEIRA DO RIO GRANDE DO SUL

Autores

  • EMERSON BORDIN
  • TAIZE DE ANDRADE MACHADO LOPES
  • FLAVIANI SOUTO BOLZAN MEDEIROS

Palavras-chave:

Finanças pessoais, Endividamento, Planejamento financeiro.

Resumo

Com a estabilização da economia brasileira, o consumo familiar cresceu significativamente aumentando os índices de endividamento da população. Assim, este trabalho tem como objetivo avaliar o comportamento dos gastos pessoais dos clientes de uma instituição financeira do Estado do Rio Grande do Sul. Para isso, foi elaborado e aplicado um questionário em uma amostra de 110 clientes da referida instituição. Os resultados indicaram que 94% dos clientes possuem algum tipo de dívida, sendo que 23% deles estão com pelo menos uma em atraso. A falta de planejamento financeiro foi apontada como a principal causa para contrair dívidas na opinião de 44% dos clientes.

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Publicado

26-09-2016

Como Citar

BORDIN, E.; LOPES, T. D. A. M.; MEDEIROS, F. S. B. COMPORTAMENTO DOS GASTOS DE CLIENTES DE UMA INSTITUIÇÃO FINANCEIRA DO RIO GRANDE DO SUL. Ciências Sociais Aplicadas em Revista, [S. l.], v. 14, n. 26, p. 83–102, 2016. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/csaemrevista/article/view/14365. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Administração, Ciências Contábeis e Direito (Interdisciplinar)