ANÁLISE DAS PRODUÇÕES CIENTÍFICAS NA ÁREA DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS SOB A PERSPECTIVA DA ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA E SOCIOMÉTRICA

Autores

  • MIRIAN BEATRIZ LAYTER
  • LORENI MARIA DOS SANTOS BRAUM
  • SILVANA ANITA WALTER

Palavras-chave:

Bibliometria, Sociometria, Pesquisa Científica.

Resumo

A pesquisa científica representa um importante passo para a evolução e disseminação do conhecimento e, consequentemente, para o progresso das ciências. Nesse sentido, este artigo buscou analisar as características dos artigos científicos e da estrutura de relações dos autores da área temática de Ciências Contábeis do Encontro Científico de Ciências Sociais Aplicadas de Marechal Cândido Rondon (ECCSAMCR) no período de 2009 a 2013, sob a perspectiva da análise bibliométrica e sociométrica. A fundamentação teórica trata da pesquisa científica, bibliometria e da sociometria. A metodologia utilizada foi a pesquisa exploratória, tendo como procedimentos de coleta dos dados a pesquisa documental por meio dos Anais e Cadernos de Resumos do ECCSAMCR, da área temática de Ciências Contábeis. A análise dos dados teve abordagem quantitativa, utilizando-se de planilhas eletrônicas e os softwares UCINET 6 for Windows e Wordle.net. Os resultados revelaram que de 2009 para 2013, houve um aumento de 77% no número de publicações e que a maioria dos artigos são desenvolvidos por dois e três autores. Identificou-se que as palavras chave mais frequentes foram: Custos, Contabilidade de custos, Contabilidade, Contabilidade pública, Informações, Ativo Intangível e Benefícios. Quanto à metodologia, constatou-se que 86,60% das pesquisas são exploratórias, 57,73% tem abordagem quantitativa e a maioria utiliza o levantamento como procedimento. Os autores Loreni Maria dos Santos Braum, André Fernando Hein, Martin Airton Wissmann e Dione Olesczuk Soutes, foram os mais prolíficos no período analisado e destacaram-se na rede social por apresentar maior centralidade de grau (degree) e centralidade de intermediação (betweenness). 

Downloads

Publicado

26-09-2016

Como Citar

LAYTER, M. B.; BRAUM, L. M. D. S.; WALTER, S. A. ANÁLISE DAS PRODUÇÕES CIENTÍFICAS NA ÁREA DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS SOB A PERSPECTIVA DA ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA E SOCIOMÉTRICA. Ciências Sociais Aplicadas em Revista, [S. l.], v. 14, n. 26, p. 131–157, 2016. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/csaemrevista/article/view/15187. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Administração, Ciências Contábeis e Direito (Interdisciplinar)