ANÁLISE DE INVESTIMENTOS NAS EMPRESAS LISTADAS NA BM&F BOVESPA QUE ATUAM NO SEGMENTO DE TECIDOS, VESTUÁRIO E CALÇADOS UTILIZANDO O MODELO DE LAGIOIA

Autores

  • TIAGO RAMOS WOHLEMBERG
  • LORENI MARIA DOS SANTOS BRAUM

Palavras-chave:

Mercado de Capitais. Análise de investimentos. Modelo de Lagioia.

Resumo

A análise de investimentos é uma ferramenta que se utiliza de vários indicadores financeiros para demonstrar a atratividade de se realizar um investimento em uma organização, principalmente no ambiente do mercado de capitais. O objetivo desta pesquisa é analisar os indicadores econômicos, financeiros e de mercado das empresas listadas na BM&F Bovespa que atuam no segmento de tecidos, vestuário e calçados a fim de verificar quais são mais atrativas para o investidor sob a ótica do modelo proposto por Lagioia. A metodologia utilizada foi, quanto aos objetivos, um estudo descritivo; quanto aos procedimentos a pesquisa bibliográfica e documental; e quanto à abordagem do problema, utilizou-se a análise quantitava. Os resultados obtidos revelaram que os melhores índices de liquidez foram da Arezzo Indústria e Comércio S.A e as Lojas Hering S.A. Quanto ao endividamento as melhores foram a Arezzo Indústria e Comércio S.A e a Grazziotin S.A. Em relação à rentabilidade, as empresas com melhor desempenho foram as Lojas Renner S.A. e as Lojas Hering S.A. Já nos índices de mercado as empresas que se revelaram mais atrativas foram a Grazziotin S.A. e as Lojas Hering S.A. Ao aplicar o modelo de Lagioia, constatou-se que a Grazziotin S.A. e as Lojas Hering S.A. foram no período de 2011 a 2013 as mais atrativas.

Downloads

Publicado

13-10-2016

Como Citar

WOHLEMBERG, T. R.; BRAUM, L. M. D. S. ANÁLISE DE INVESTIMENTOS NAS EMPRESAS LISTADAS NA BM&F BOVESPA QUE ATUAM NO SEGMENTO DE TECIDOS, VESTUÁRIO E CALÇADOS UTILIZANDO O MODELO DE LAGIOIA. Ciências Sociais Aplicadas em Revista, [S. l.], v. 15, n. 29, p. 120–139, 2016. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/csaemrevista/article/view/15347. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Administração, Ciências Contábeis e Direito (Interdisciplinar)