A SINALIZAÇÃO DA QUALIDADE E POSSÍVEIS EFEITOS DO CONSUMIDOR MULTIFACETADO PARA A ECONOMIA TRADICIONAL

Autores

  • ANA CRISTINA MUNARO

Palavras-chave:

Teoria da Sinalização. Marketing. Comportamento do consumidor.

Resumo

Apesar dos economistas comportamentais acreditarem que os consumidores são suscetíveis às influências do contexto, à emoções, à imprevidência e a outras formas de decisão que contrariam a suposta racionalidade e a máxima utilidade do consumidor, ainda as decisões dos consumidores são pouco consideradas pela ótica econômica. Ao se considerar esse comportamento do consumidor que impactos podem-se admitir para as empresas? Baseada nesta questão, a pesquisa faz uma discussão teórica sobre as possíveis implicações para as firmas, concluindo que as empresas precisam considerar a revisão dos custos dos atributos intrínsecos e extrínsecos dos produtos. Ressalta-se o incentivo para a inovação e diferenciação, a partir do refinamento e exigência da percepção e preferências do consumidor, de forma a considerar as próprias associações e inferências feitas pelo público-alvo para adicionar novas funcionalidades aos produtos e suscitar novas necessidades e desejos. Por isso, a importância de se admitir a natureza dinâmica da percepção da qualidade, que pode ser gerenciada com as propagandas e os demais sinais visíveis associados aos produtos. Entender como o consumidor codifica os sinais monetários e não monetários e, reconhecer os múltiplos caminhos para agregar valor nos produtos/serviços, são fatores de competitividade no mercado.

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Publicado

13-10-2016

Como Citar

MUNARO, A. C. A SINALIZAÇÃO DA QUALIDADE E POSSÍVEIS EFEITOS DO CONSUMIDOR MULTIFACETADO PARA A ECONOMIA TRADICIONAL. Ciências Sociais Aplicadas em Revista, [S. l.], v. 15, n. 29, p. 241–264, 2016. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/csaemrevista/article/view/15352. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Administração, Ciências Contábeis e Direito (Interdisciplinar)