GESTÃO DA QUALIDADE: UM ESTUDO DE CASO SOBRE A IMPLANTAÇÃO DO PROGRAMA 5S PARA AS MELHORIAS DE PROCESSOS ADMINISTRATIVOS

Autores

  • GABRIEL ARCANJO DA SILVA FILHO
  • MARCIA DAYANA FERNANDES

Palavras-chave:

Qualidade, Gestão, Programa 5S.

Resumo

O presente artigo trata-se do estudo e da coleta de dados a partir do estágio supervisionado que foi realizado na Universidade Federal de Mato Grosso, com o escopo de empregar os conhecimentos adquiridos no curso de Bacharelado em Secretariado Executivo, com o objetivo de propor a gestão de qualidade nos processos administrativos segundo o programa 5S, através da proposta de implantação do programa na Secretaria da Faculdade de Educação Física da UFMT, campus Cuiabá. Para tal intento, a metodologia utilizada foi a de pesquisa aplicada e exploratória, com ênfase no levantamento bibliográfico, empregando de maneira profícua os conhecimentos adquiridos. O 5S é uma ferramenta simples e de baixo custo com grande aplicabilidade de uso em todos os tipos de empresas, públicas e privadas, de grande, pequeno e médio porte sendo com ou sem fins lucrativos. Proporcionando qualidade nos processos e melhoria no clima organizacional sem necessidade de grandes investimentos.

Downloads

Publicado

19-12-2016

Como Citar

SILVA FILHO, G. A. D.; FERNANDES, M. D. GESTÃO DA QUALIDADE: UM ESTUDO DE CASO SOBRE A IMPLANTAÇÃO DO PROGRAMA 5S PARA AS MELHORIAS DE PROCESSOS ADMINISTRATIVOS. Ciências Sociais Aplicadas em Revista, [S. l.], v. 16, n. 31, p. 133–150, 2016. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/csaemrevista/article/view/15771. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Administração, Ciências Contábeis e Direito (Interdisciplinar)