SUSTENTABILIDADE E EXTENSÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL I

Autores

  • VANESSA MARIA PEREIRA CALAÇA
  • FERNANDO RODRIGUES DE AMORIM
  • CLÁUDIO JOSÉ BERTAZZO
  • MARCO TULIO OSPINA PATINO
  • MARCIA MARIA BENTO MARIM

Palavras-chave:

Educação Socioambiental, Extensão, Ecopedagogia.

Resumo

Este trabalho registra as situações de aprendizagem e atividades extensionistas desenvolvidas junto à comunidade escolar do Centro de Atendimento Integral à Criança e ao Adolescente-CAIC – São Francisco na cidade de Catalão – GO. O projeto extensionista de Educação Ambiental abrangeu três turmas do 4º e do 5º ano do Ensino Fundamental, incluindo discentes, professores e coordenadores pedagógicos. Utilizando-se de aulas dialogadas, palestras, problematizações e oficinas, orientadas pelos princípios metodológicos da pesquisa-ação e pela perspectiva pedagógica da ecopedagogia, procurou-se sensibilizar alunos e a comunidade escolar sobre a responsabilidade que se deve ter para o destino final do lixo seco e do lixo orgânico. Ainda, procurou-se conscientizar sobre a preservação do meio ambiente e instrumentalizar este grupo de pessoas para agirem como agentes ecológicos. O resultado apontou para a importância da atuação de universitários na extensão em escolas e organizações sociais para a conscientização e mobilização  de  conhecimentos a respeito da preservação socioambiental.

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Publicado

19-12-2016

Como Citar

CALAÇA, V. M. P.; AMORIM, F. R. D.; BERTAZZO, C. J.; PATINO, M. T. O.; MARIM, M. M. B. SUSTENTABILIDADE E EXTENSÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL I. Ciências Sociais Aplicadas em Revista, [S. l.], v. 16, n. 31, p. 170–180, 2016. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/csaemrevista/article/view/15782. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Administração, Ciências Contábeis e Direito (Interdisciplinar)