ADOÇÃO DA IFRS 15 – REVENUE FROM CONTRACTS WITH CUSTOMERS EM EMPRESAS BRASILEIRAS: PRINCIPAIS OBSTÁCULOS

Autores

  • Larissa Sales Severiano Universidade Federal do Ceará – UFC.
  • Roberta Carvalho de Alencar Universidade Federal do Ceará
  • Editinete André da Rocha Garcia Universidade Federal do Ceará
Agências de fomento

Palavras-chave:

reconhecimento de receita, convergência, IFRS.

Resumo

No Brasil, o processo de convergência às normas internacionais de contabilidade
culminou na criação do Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC), órgão este
que é responsável por emitir pronunciamentos técnicos de contabilidade com a finalidade de
convergir às International Financial Reporting Standards (IFRS). Durante esse processo, os
profissionais de contabilidade precisam adaptar-se a uma série de novos requisitos apresentados pelos órgãos internacionais. Diante disso, o presente artigo apresenta as principais mudanças propostas pela IFRS 15 – Revenue from Contracts with Customers, publicada em maio de 2014, que trata acerca do reconhecimento de receita, e tem como objetivo identificar os principais obstáculos que poderão ser enfrentados pelos preparadores das demonstrações financeiras no momento da adoção da referida norma, que entrará em vigor a partir de janeiro de 2018. Como metodologia de pesquisa, foi utilizada uma abordagem
qualitativa, através do estudo acerca do reconhecimento de receita. Adicionalmente, foram realizadas entrevistas com preparadores das demonstrações financeiras, através das
quais identificamos as dificuldades de implantação de cada passo do novo método de
reconhecimento de receita. Conclui-se através desse estudo que, para a nova norma ser
implantada, as empresas terão de passar por um processo de mudanças em seus controles
internos, processos contábeis, sistemas de informação, cláusulas contratuais, bem como
apresentar informações mais detalhas em suas demonstrações financeiras, uma vez que a
norma requer divulgações mais extensivas.

Biografia do Autor

Larissa Sales Severiano, Universidade Federal do Ceará – UFC.

Graduada em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Ceará – UFC.

Roberta Carvalho de Alencar, Universidade Federal do Ceará

Doutora em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo (USP), Professora do Departamento de Contabilidade da Universidade Federal do Ceará.

Editinete André da Rocha Garcia, Universidade Federal do Ceará

Doutora em Administração pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR), Professora do Departamento de Contabilidade da Universidade Federal do Ceará.

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Publicado

02-08-2017

Como Citar

SEVERIANO, L. S.; ALENCAR, R. C. de; GARCIA, E. A. da R. ADOÇÃO DA IFRS 15 – REVENUE FROM CONTRACTS WITH CUSTOMERS EM EMPRESAS BRASILEIRAS: PRINCIPAIS OBSTÁCULOS. Ciências Sociais Aplicadas em Revista, [S. l.], v. 17, n. 32, p. 146–166, 2017. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/csaemrevista/article/view/17507. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Administração, Ciências Contábeis e Direito (Interdisciplinar)