DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL: GESTÃO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS INDUSTRIAIS NO SETOR CALÇADISTA DA CONURBAÇÃO CRAJUBAR-CE

Autores

  • Antonio Fagundes Gomes da Silva Universidade Federal de Campina Grande/ UFCG
  • Ane Caroline Rodrigues Leite Universidade Federal do Cariri/UFCA
  • Francisca Laudeci Martins Souza Universidade Federal do Cariri/UFCA
Agências de fomento

Palavras-chave:

Setor calçadista, resíduos sólidos, desenvolvimento sustentável.

Resumo

As cidades sul cearenses, Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha (CRAJUBAR), formam uma conurbação de destaque na economia do Estado do Ceará. Juntas somam um Produto Interno Bruto de R$ 3,26 bilhões (IPECE, 2010), resultado das atividades econômicas que são, basicamente, voltadas ao turismo religioso, científico e ambiental, bem como o setor calçadista, alvo desse estudo. Este setor, para o ano de 2013, representou 20,11% do total de empresas industriais da região, além de 47,66% dos empregos e, 41,41% da massa salarial gerada pela indústria (RAIS, 2013). Contudo, diante o potencial econômico do setor calçadista, especula-se, se este setor da indústria se atenta para as questões ambientais, especialmente no tocante à gestão dos resíduos sólidos. Posto isto, este trabalho tem como finalidade analisar a gestão dos resíduos sólidos industriais no setor calçadista da conurbação CRAJUBAR, cujos objetivos específicos são: caracterizar o setor na região; elencar os conceitos referentes à sustentabilidade com o modo de produção pelo setor industrial; e apresentar o processo de produção e destinação dos resíduos sólidos por este setor. Com a finalidade de atingir os objetivos propostos, aplicou-se nas empresas do ramo calçadista, alguns questionários com o intuito de obter os dados primários de que necessita para a pesquisa. No tocante à metodologia, tomando como auxílio o ferramental estatístico, foram os dados tratados de forma descritiva e, conformados na forma de tabelas e gráficos. Em suma, os resultados obtidos apontam inadequações na produção/descarte dos resíduos sólidos por estas empresas, emergindo a tese de que há uma desarticulação entre os agentes do setor público e privado, apontando que é exígua a gestão de resíduos sólidos na região.

Biografia do Autor

Antonio Fagundes Gomes da Silva, Universidade Federal de Campina Grande/ UFCG

Bacharel em Ciências econômicas pela Universidade Regional do Cariri/URCA e Mestrando pelo Programa de Pós-graduação em Recursos Naturais da Universidade Federal de Campina Grande/
UFCG, com bolsa CAPES.

Ane Caroline Rodrigues Leite, Universidade Federal do Cariri/UFCA

Bacharel em Economia pela Universidade Regional do Cariri/URCA e mestranda pelo programa de Pós graduação em Desenvolvimento Regional Sustentável/PRODER na Universidade Federal do Cariri/UFCA.

Francisca Laudeci Martins Souza, Universidade Federal do Cariri/UFCA

Professora Dr. adjunta do departamento de economia da Universidade Regional do Cariri/URCA e professora regular do programa de Pós graduação em Desenvolvimento Regional Sustentável/PRODER da Universidade Federal do Cariri/UFCA

Downloads

Publicado

02-08-2017

Como Citar

SILVA, A. F. G. da; LEITE, A. C. R.; SOUZA, F. L. M. DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL: GESTÃO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS INDUSTRIAIS NO SETOR CALÇADISTA DA CONURBAÇÃO CRAJUBAR-CE. Ciências Sociais Aplicadas em Revista, [S. l.], v. 17, n. 32, p. 167–188, 2017. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/csaemrevista/article/view/17508. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Administração, Ciências Contábeis e Direito (Interdisciplinar)