INOVAÇÃO EM MARKETING: AÇÕES SENSORIAIS NO VAREJO DE MODA INFANTIL

Autores

  • Juliana da Fonseca Capssa Lima Sausen Unijuí/RS
  • Nairana Radtke Caneppele Bussler Unijuí/RS
  • Lurdes Marlene Seide Froemming Unijuí/RS
  • Daniel Knebel Baggio Unijuí/RS
Agências de fomento

Palavras-chave:

Marketing Sensorial, Varejo de Moda Infantil, Estratégia Mercadológica

Resumo

Diversas têm sido as possibilidades e contribuições das estratégias do marketing sensorial para o varejo de moda infantil. O marketing sensorial visa atrair e seduzir consumidores e clientes, por meio de ações que busquem estimular os cinco sentidos sensoriais (visão, audição, olfato, paladar e tato) no ponto de venda. Este estudo utilizou pesquisa bibliográfica, buscando encontrar conceitos, aplicações e contribuições do marketing sensorial para o varejo de moda, com foco no ramo infantil. Buscou-se por meio de entrevistas com proprietários e gerentes, e por observação direta, verificar e analisar qual a relevância e aplicabilidade do marketing sensorial nas lojas de moda infantil do município de Ijuí/RS, para atrair, encantar e fidelizar seus consumidores e clientes. Conclui-se que as lojas analisadas aplicam estratégias de marketing sensorial de maneira inconsciente, e possuem visão empreendedora, mas desconhecem a importância da aplicação multissensorial planejada e integrada.

Biografia do Autor

Juliana da Fonseca Capssa Lima Sausen, Unijuí/RS

Aluna do programa de Mestrado em Desenvolvimento Regional da Unijuí/RS. Bolsista PROSUP/CAPES. 

Nairana Radtke Caneppele Bussler, Unijuí/RS

Aluna do programa de Mestrado em Desenvolvimento Regional da Unijuí/RS. Bolsista PROSUP/CAPES.

Lurdes Marlene Seide Froemming, Unijuí/RS

Doutora em Administração. Professora no curso de Mestrado e Doutorado em Desenvolvimento Regional da Unijuí/RS.

Daniel Knebel Baggio, Unijuí/RS

Doutor em Contabilidade e Finanças, Professor no curso de Mestrado e Doutorado em Desenvolvimento Regional da Unijuí/RS.

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Publicado

18-12-2017

Como Citar

SAUSEN, J. da F. C. L.; BUSSLER, N. R. C.; FROEMMING, L. M. S.; BAGGIO, D. K. INOVAÇÃO EM MARKETING: AÇÕES SENSORIAIS NO VAREJO DE MODA INFANTIL. Ciências Sociais Aplicadas em Revista, [S. l.], v. 17, n. 33, p. 24–44, 2017. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/csaemrevista/article/view/18611. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Administração, Ciências Contábeis e Direito (Interdisciplinar)