O ESTADO E O DINAMISMO ECONÔMICO DO CENTRO NORTE BRASILEIRO

Autores

  • Thiago José Arruda de Oliveira Universidade Federal do Tocantins
Agências de fomento

Palavras-chave:

Economia Regional, Difusão Espacial, Centro Norte Brasileiro.

Resumo

Este artigo analisa a capacidade do Centro Norte Brasileiro em continuar com o processo de difusão espacial, percurso iniciado na década de 1970 através de políticas estatais. Para tanto, utiliza-se do Quociente Locacional (QL) para observar as variações locacionais dos ramos econômicos nessa região entre 2000 e 2014. Os resultados apontam que no século XXI prosseguiu a difusão de novas atividades produtivas com destaque para a fabricação de alimentos, bebidas, produtos metálicos e o varejo. Dessa forma, o Estado teve importante participação ao criar um ambiente institucional que facilitou a entrada de capital externo na região. Uma vez instalados, os fatores de produção aglomeraram-se nos núcleos urbanos, especialmente Palmas-TO, Araguaína-TO, Marabá-PA e Imperatriz-MA, tornando-se centros que induziram a diversificação produtiva regional.

Biografia do Autor

Thiago José Arruda de Oliveira, Universidade Federal do Tocantins

Graduado em ciências econômicas, mestre em desenvolvimento regional, ambos na Universidade Federal do Tocantins. Doutor em desenvolvimento regional e agronegócio e pós-doutorando em desenvolvimento regional na UFT. 

Downloads

Publicado

18-12-2017

Como Citar

OLIVEIRA, T. J. A. de. O ESTADO E O DINAMISMO ECONÔMICO DO CENTRO NORTE BRASILEIRO. Ciências Sociais Aplicadas em Revista, [S. l.], v. 17, n. 33, p. 65–84, 2017. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/csaemrevista/article/view/18618. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Administração, Ciências Contábeis e Direito (Interdisciplinar)