SUBVENÇÕES GOVERNAMENTAIS NO BRASIL: UM ESTUDO SOBRE O PAPEL DA AUDITORIA E DA DIVULGAÇÃO

Autores

  • Marilene Feitosa Soares CCSA - UNIOESTE (Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Fátima Regina Ney Matos Professora do Instituto Superior Miguel Torga, ISMT, Portugal e Universidade Potiguar, UnP, Brasil.
  • Editinete André da Rocha Garcia Universidade Federal do Ceará
  • Maria Clara Cavalcante Bugarim Clara Cavalcante Bugarim Universidade de Fortaleza
Agências de fomento

Palavras-chave:

Subvenções governamentais, auditoria, divulgação.

Resumo

Incentivos fiscais têm sido concedidos por diversos países como forma de atrair investidores, promover a integração federativa e o desenvolvimento econômico. A pesquisa qualitativa, descritiva e documental objetiva apresentar o papel da auditoria e demonstrar a relevância que tem a divulgação das Subvenções Governamentais concedidas pelo governo brasileiro. A adoção de auditorias permanentes, conjugadas à prestação de informações detalhadas das subvenções governamentais brasileiras é de relevante importância, vez a necessária resposta à sociedade, tocante a informações inerentes às mesmas, e, muito especialmente, quanto ao efetivo atingimento de metas propostas, que passa pela recuperação do custo dos investimentos estatais e a satisfação social e económica. Nota-se, entretanto, uma quase absoluta falta de informações estatais, de particulares e de produções científicas, seja em quantidade, como em qualidade, que evidenciem a extensão e os reais benefícios sociais atingidos e o desenvolvimento econômico, suas grandezas numéricas, sendo praticamente desconhecidos os métodos, critérios e indicadores estatísticos e sociais.

Biografia do Autor

Marilene Feitosa Soares, CCSA - UNIOESTE (Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Doutoranda em Contabilidade pela Universidade do Minho/Aveiro. Professora do Departamento de Contabilidade da Universidade Federal do Ceará. 

Fátima Regina Ney Matos, Professora do Instituto Superior Miguel Torga, ISMT, Portugal e Universidade Potiguar, UnP, Brasil.

Doutora em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Professora do Instituto Superior Miguel Torga, ISMT, Portugal. Professora da Universidade Potiguar, UnP, Brasil.

Editinete André da Rocha Garcia, Universidade Federal do Ceará

Doutora em Administração pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Professora do Departamento de Contabilidade da Universidade Federal do Ceará. 

Maria Clara Cavalcante Bugarim Clara Cavalcante Bugarim, Universidade de Fortaleza

Doutora em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina Doutora em Contabilidade pela Universidade do Milho/Aveiro. Professora do Programa de Pós Graduação em Administração da Universidade de Fortaleza.   

Downloads

Publicado

18-12-2017

Como Citar

SOARES, M. F.; MATOS, F. R. N.; GARCIA, E. A. da R.; BUGARIM, M. C. C. B. C. C. SUBVENÇÕES GOVERNAMENTAIS NO BRASIL: UM ESTUDO SOBRE O PAPEL DA AUDITORIA E DA DIVULGAÇÃO. Ciências Sociais Aplicadas em Revista, [S. l.], v. 17, n. 33, p. 103–122, 2017. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/csaemrevista/article/view/18626. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Administração, Ciências Contábeis e Direito (Interdisciplinar)