DA TRANSEXUALIDADE SOB A PERSPECTIVA JURÍDICO-CONSTITUCIONAL

Autores

  • Valéria Silva Galdino Cardin UEM - Universidade Estadual de Maringá
  • Caio Eduardo Costa Cazelatto UEM - Universidade Estadual de Maringá
  • Luiz Carlos Hashimoto Junior UEM - Universidade Estadual de Maringá
Agências de fomento

Palavras-chave:

Direitos dos transexuais, Redesignação sexual, Registro civil.

Resumo

A presente pesquisa analisou, por meio do método teórico, as diversas consequências do fenômeno da transexualidade no ordenamento jurídico brasileiro, como os debates acerca da realização dos procedimentos de redesignação sexual e a alteração do registro civil do transexual, que ainda são temas controversos nos tribunais e na doutrina. Para tanto, investigou-se como a atual tutela dos transexuais, tratando de seus respectivos direitos e garantias. Da mesma forma, verificou-se a cirurgia de readequação de gênero, abordando a sua regulamentação e o processo transexualizador realizado no Brasil. Por fim, foi verificado que, apesar da medicina considerar que a transexualidade é um transtorno de identidade, deve-se buscar o entendimento que o conflito de identidade de gênero não pode ser abordado como uma patologia, mas, sim, como uma questão identitária. Embora a ausência de leis seja um fator determinante para a vulnerabilidade dessa minoria social, o ordenamento jurídico brasileiro tem o papel fundamental de intervir para promover a dignidade dessas pessoas.

Biografia do Autor

Valéria Silva Galdino Cardin, UEM - Universidade Estadual de Maringá

Pós-doutora em Direito pela Universidade de Lisboa; Doutora e mestre em Direito das Relações Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP); Docente da Universidade Estadual de Maringá e no Programa de Pós-graduação em Ciências Jurídicas pelo Centro Universitário de Maringá (Unicesumar); Pesquisadora pelo ICETI; Advogada no Paraná.

Caio Eduardo Costa Cazelatto, UEM - Universidade Estadual de Maringá

Mestre em Ciências Jurídicas pelo Centro Universitário de Maringá (Unicesumar); Bacharel em Direito pela Universidade Estadual de Maringá (UEM); Advogado.

Luiz Carlos Hashimoto Junior, UEM - Universidade Estadual de Maringá

Bacharel em Direito pela Universidade Estadual de Maringá (UEM).

Downloads

Publicado

09-05-2018

Como Citar

CARDIN, V. S. G.; CAZELATTO, C. E. C.; HASHIMOTO JUNIOR, L. C. DA TRANSEXUALIDADE SOB A PERSPECTIVA JURÍDICO-CONSTITUCIONAL. Ciências Sociais Aplicadas em Revista, [S. l.], v. 18, n. 34, p. 9–30, 2018. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/csaemrevista/article/view/19473. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Administração, Ciências Contábeis e Direito (Interdisciplinar)