SISTEMAS DE INFORMAÇÃO DE CUSTOS NO SETOR PÚBLICO: UMA ANÁLISE DOS MODELOS SISTÊMICOS

Autores

  • Leila Márcia Elias UFPA - Universidade Federal do Pará
  • Josep Pont Vidal UFPA - Universidade Federal do Pará
Agências de fomento

Palavras-chave:

Informação Contábil, Sistemas de Custos no Setor Público, Teoria Sistêmica.

Resumo

O Sistema de Informação de Custos no Setor Público é a ferramenta para lograr o controle do equilíbrio fiscal e a necessária acountability, transparência e boa gestão nas contas públicas do sistema político-administrativo, principalmente municipal. Nesse sentido, este trabalho tem como objetivo principal analisar os modelos conceituais dos sistemas de custos adotados pelo governo federal e pelos estados; e como objetivos específicos, verificar a implantação desses modelos na estrutura administrativa e financeira das entidades do setor público; identificar como as informações de qualidade são obtidas para a tomada de decisão no setor público; e constatar as contribuições desses modelos para o desenvolvimento municipal. No plano metodológico, trata-se de um estudo bibliográfico e documental. Foram identificados e analisados os diferentes modelos de Sistemas de Informação de Custos do Setor Público (SICSP), que possuem como plataforma a inspiração na lógica sistêmica, utilizados e aplicados nos âmbitos estadual e federal, por meio de um levantamento dos recentes modelos adotados e das publicações específicas nos principais periódicos e congressos nacionais sobre o tema, tendo como base de análise as duas questões: 1) como esses modelos estão inseridos na estrutura administrativa e financeira das administrações públicas pertinentes; 2) como as informações de qualidade são obtidas para a tomada de decisões, adotando esses modelos. Como resultados, destaca-se a existência atualmente de diversos modelos, inclusive sendo adotados por entidades das esferas federais, estaduais e municipais, com base sistêmica, no entanto, encontram-se em fase de desenvolvimento.

Biografia do Autor

Leila Márcia Elias, UFPA - Universidade Federal do Pará

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação e Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido – PPGDTU e Docente do Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública, Núcleo de Altos Estudos Amazônicos - NAEA, Universidade Federal do Pará – UFPA.

Josep Pont Vidal, UFPA - Universidade Federal do Pará

Professor de Sociologia Política, Administração Pública e Organizações no Programa de Pós-Graduação e Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido (PPGDTU) e do Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública (PPGGP) do Núcleo de Altos Estudos Amazônicos - NAEA, Universidade Federal do Pará – UFPA.

Downloads

Publicado

09-05-2018

Como Citar

ELIAS, L. M.; VIDAL, J. P. SISTEMAS DE INFORMAÇÃO DE CUSTOS NO SETOR PÚBLICO: UMA ANÁLISE DOS MODELOS SISTÊMICOS. Ciências Sociais Aplicadas em Revista, [S. l.], v. 18, n. 34, p. 105–132, 2018. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/csaemrevista/article/view/19483. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Administração, Ciências Contábeis e Direito (Interdisciplinar)