A IMPORTÂNCIA DA ENTREVISTA DE SELEÇÃO POR COMPETÊNCIAS PARA A CONTRATAÇÃO DE DOCENTES PARA O ENSINO SUPERIOR

Autores

  • Eraldo Carlos Batista PUCRS - Pontifícia Universidade Católica
  • Eliamar Jonck de Carvalho CRAS - Centro de Referência de Assistência Social
  • Luana Karoline da Silva Batista FAROL - Faculdade de Rolim de Moura
Agências de fomento

Palavras-chave:

Entrevista, Agregar e selecionar competências, Perfil de docentes do ensino superior.

Resumo

Atualmente as organizações e instituições de ensino superior tem procurado por métodos específicos e estratégicos que auxiliem no processo de contratação de seus colaboradores. Contudo, é importante que as empresas selecionem o perfil certo para o cargo certo. Para tanto, não basta que o candidato apresente um currículo cheio de requisitos e qualificações, mas é importante que o mesmo tenha habilidades, competências e um perfil que se encaixe na função e/ou vaga que a empresa precisa preencher. Pensando nisso, este artigo teve como objetivo discorrer sobre o método de seleção por competência que vem trazendo resultados significativos nas organizações: a entrevista. A pesquisa é de cunho bibliográfico e exploratório. Foram realizadas buscas em literaturas selecionadas pelas temáticas de recrutamento e seleção por competências que visa a contratação de perfis que se encaixem com a vaga empregatícia determinada. Embora não foram encontradas literatura específicas sobre a temática abordada, foi possível fazer uma adaptação dos textos encontrados para que este artigo fosse tecido. É importante que mais pesquisas se desenvolvam a partir desta publicação, visto que é um assunto pertinente e atual.

Biografia do Autor

Eraldo Carlos Batista, PUCRS - Pontifícia Universidade Católica

Doutorando em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica - PUCRS, Mestre em Psicologia pela Fundação Universidade Federal de Rondônia - UNIR.

Eliamar Jonck de Carvalho, CRAS - Centro de Referência de Assistência Social

Graduada em Psicologia, Especialista em Metodologia e Didática do Ensino Superior, Psicóloga do CRAS.

Luana Karoline da Silva Batista, FAROL - Faculdade de Rolim de Moura

Graduando em Direito pela Faculdade de Rolim de Moura - FAROL.

Downloads

Publicado

09-05-2018

Como Citar

BATISTA, E. C.; CARVALHO, E. J. de; BATISTA, L. K. da S. A IMPORTÂNCIA DA ENTREVISTA DE SELEÇÃO POR COMPETÊNCIAS PARA A CONTRATAÇÃO DE DOCENTES PARA O ENSINO SUPERIOR. Ciências Sociais Aplicadas em Revista, [S. l.], v. 18, n. 34, p. 215–227, 2018. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/csaemrevista/article/view/19489. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Administração, Ciências Contábeis e Direito (Interdisciplinar)