Custo total de propriedade (tco): É importante? Para quem?

Autores

  • Dione Olesczuk Soutes

Palavras-chave:

Gestão Estratégica de Custos, Custo Total de Propriedade, Ciclo de Vida do Produto

Resumo

Este artigo apresenta e caracteriza o Custo Total de Propriedade (TCO), um dos artefatos utilizados pela Gestão Estratégica de Custos. O mesmo teve como objetivos: (a) esclarecer o conceito
de TCO, (b) diferenciá-lo do Custeio do Ciclo de Vida do produto, (c) propor uma definição para TCO; (d) discutir para que serve sua análise e como a mesma deve funcionar; (e) além de demonstrar como o TCO se integra à Cadeia de Valor. O estudo foi orientado pela questão: existe um artefato adequado para a gestão do custo de ciclo de vida de um produto? Se sim, qual a importância da sua utilização? A pesquisa classifica-se como exploratória, quanto aos objetivos; como bibliográfica, quanto aos procedimentos; e qualitativa, quanto à abordagem do problema. Conclui-se que TCO é importante tanto para produtores quanto para consumidores dos produtos pois possibilita conquistar, ou alcançar, a vantagem competitiva.

Downloads

Publicado

01-01-2000

Como Citar

SOUTES, D. O. Custo total de propriedade (tco): É importante? Para quem?. Ciências Sociais Aplicadas em Revista, [S. l.], v. 7, n. 13, p. p. 83–105, 2000. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/csaemrevista/article/view/2013. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Administração, Ciências Contábeis e Direito (Interdisciplinar)