ESTRATÉGIAS COMPETITIVAS DA REDE MCDONALD’S: UMA ANÁLISE FÍLMICA

Autores

  • João Eduardo Ribeiro Doutorando em Administração - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
  • Cláudia Faria Maciel Mestranda em Administração - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG).
  • Gabriel Augusto de Carvalho Mestrando em Administração - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG).
  • Ivan Fernandes da Cruz Mestrando em Administração - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG).
  • Lívia Maria De Pádua Ribeiro Professora do Departamento de Ciências Sociais Aplicadas - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG).
  • Uajará Pessoa Araújo Professor do Departamento de Ciências Sociais Aplicadas - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG).
Agências de fomento

Palavras-chave:

Franchising, Estratégia Competitiva, Análise Fílmica, McDonald’s, Porter.

Resumo

Este estudo, da área de estratégia, teve como objetivo observar as estratégias competitivas das redes de franquias como ferramenta de expansão de negócio. Para tanto, foi utilizada a análise do filme Fome de Poder à luz dos conceitos da estratégia competitiva de Porter (1980) e do modelo de franchising como estratégia de negócio. Como resultados da análise fílmica, pode-se afirmar que a estratégia competitiva utilizada pelo fundador é eficaz, segundo os conceitos de Porter (1980). O modelo de franchising criado por Kroc pré-estabelece ações ofensivas para expansão do restaurante, alcançando uma posição sustentável e lucrativa dentro da indústria de alimentos. A estratégia que mais se destacou no estudo foi a diferenciação, que foi alcançada pelo McDonald’s por meio de várias formas. Ao fim deste trabalho, foi possível compreender como a publicidade induziu os sujeitos à diferenciação e a projeção.

Downloads

Publicado

18-09-2019

Como Citar

RIBEIRO, J. E.; MACIEL, C. F.; CARVALHO, G. A. de; CRUZ, I. F. da; RIBEIRO, L. M. D. P.; ARAÚJO, U. P. ESTRATÉGIAS COMPETITIVAS DA REDE MCDONALD’S: UMA ANÁLISE FÍLMICA. Ciências Sociais Aplicadas em Revista, [S. l.], v. 19, n. 36, p. 175 a 196, 2019. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/csaemrevista/article/view/23280. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Administração, Ciências Contábeis e Direito (Interdisciplinar)