ALINHAMENTO ENTRE PLANO ESTRATÉGICO ORGANIZACIONAL E PLANO ESTRATÉGICO DE TI COM USO DE INDICADORES BALANCEADOS DE DESEMPENHO: ESTUDO DE CASO DO COLÉGIO MARISTA PARANAENSE

Autores

  • ANDERSON RAVANELLO
  • THAIS SANTOS BUENO
  • LUIZ CARLOS LUIZ CARLOS DUCLÓS

Palavras-chave:

Planejamento Estratégico, Tecnologia da Informacao, Indicadores Balanceados de Desempenho.

Resumo

O planejamento estratégico pode ser
compreendido como um conjunto de passos
concatenados e re-alimentadores do processo,
composto de análise de ambiente, definição de
pol í t i cas , compos i ção da es t ratégia,
implementação e controle estratégico. Uma das
ferramentas que pode ser usada na etapa de
controle estratégico é a metodologia do BSC,
Balanced Score Card. Usando esta ferramenta, o
artigo identifica o planejamento estratégico e
analisa em foco o planejamento estratégico da
área de TI com o objetivo de explorar os
indicadores utilizados para o controle da
estratégia da áre. É proposto um mapa
estratégico para a área que utiliza o conceito de
balanceamento entre as perspectivas da
ferramenta e o balanceamento entre as atividades
realizadas e as planejadas. Este objetivo é
atingido com o uso da análise documental do
mapa estratégico, da proposição estratégica e da
missão e visão organizacional, complementada
por uma entrevista em profundidade conduzida
junto ao gestor da área de TI da organização,
empregando, para análise da estratégia, a
metodologia de planejamento estratégico e
governança de TI proposto neste trabalho. Este
artigo demonstra a validade do modelo de Kaplan
e Norton e da metodologia de planejamento
estratégico de TI também em instituições onde a
dimensão financeira não representa a dimensão
onde se espelha o retorno esperado da
organização, sendo este caso a aplicação do
ferramental em uma instituição de ensino.

Downloads

Publicado

01-01-2000

Como Citar

RAVANELLO, A.; BUENO, T. S.; LUIZ CARLOS DUCLÓS, L. C. ALINHAMENTO ENTRE PLANO ESTRATÉGICO ORGANIZACIONAL E PLANO ESTRATÉGICO DE TI COM USO DE INDICADORES BALANCEADOS DE DESEMPENHO: ESTUDO DE CASO DO COLÉGIO MARISTA PARANAENSE. Ciências Sociais Aplicadas em Revista, [S. l.], v. 8, n. 14, p. 166, 2000. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/csaemrevista/article/view/3160. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Administração, Ciências Contábeis e Direito (Interdisciplinar)