A TERCEIRIZAÇÃO DOS PRESÍDIOS NO BRASIL: UMA ANÁLISE SOB A ÓTICA DA CRIMINOLOGIA CRÍTICA

Autores

  • ALINE PIAIA
  • JUREMA DAMBROS
  • RENATA CRISTINA GONÇALVES STEFANETI

Palavras-chave:

Ressocialização, prisões, privatização

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo analisar as prisões terceirizadas no Brasil a partir dos pressupostos da Criminologia Crítica. Pretende-se investigar a origem histórica das prisões e assim compreender a finalidade do fenômeno da Privatização no mundo e da Terceirização no Brasil. Busca-se também mapear as
características das prisões terceirizadas e através disso entender porque impossibilitam a ressocialização do criminoso.  Em suma,  a  Criminologia Crítica demonstrou que as prisões são  completamente incapazes de cumprir o fim para o qual foram criadas, e no entanto, a solução encontrada para resolver os problemas referentes à criminalidade é construir mais presídios.  De nada adianta tentar melhorar as prisões (repassando ao particular a sua administração)  a  fim de ressocializar o criminoso, eis que o problema é estrutural, está inserido na própria
instituição. Diante disso, entende a Criminologia Crítica que  a solução é buscar alternativas as prisões, eis que elas existem tão somente em função de proteger as classes dominantes na estrutura social, reproduzindo as relações de desigualdade.
Por fim, a análise foi desenvolvida a partir da técnica de pesquisa bibliográfica, e o método utilizado foi o monográfico.

Downloads

Publicado

01-01-2000

Como Citar

PIAIA, A.; DAMBROS, J.; STEFANETI, R. C. G. A TERCEIRIZAÇÃO DOS PRESÍDIOS NO BRASIL: UMA ANÁLISE SOB A ÓTICA DA CRIMINOLOGIA CRÍTICA. Ciências Sociais Aplicadas em Revista, [S. l.], v. 9, n. 16, 2000. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/csaemrevista/article/view/4598. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Administração, Ciências Contábeis e Direito (Interdisciplinar)