Custo na atividade leiteira: um estudo de caso

Autores

  • Rozangela de Fátima Francisco
  • Loreni Maria dos Santos Braum

Palavras-chave:

produção leiteira, cus- tos, custeio variável

Resumo

 O artigo tem o objetivo de identificar os custos envolvidos na atividade leiteira e realizar uma análise da relação custo/volume/lucro em uma pequena propriedade localizada na cidade de Capitão Leônidas Marques no Oeste do Paraná. A fundamentação teórica aborda aspectos sobre o desenvolvimento da produção de leite brasileira, a contabilidade de custos e seus objetivos e, ainda,
o método de custeio variável. A metodologia utilizada foi pesquisa descritiva, com abordagem quantitativa por meio de um estudo de caso aplicandose o custeio variável. O estudo de caso foi realizado nos meses de março, abril e maio de 2009. O resultado do estudo revelou um custo total na produção de R$ 14.195,11 no trimestre, deste total, 78,90% são custos variáveis e 21,10% são custos fixos. Nos três meses em que foi realizada a pesquisa a atividade leiteira da propriedade teve produção acima do ponto de equilíbrio contábil, apresentando maior margem de segurança nos meses de março e maio.

Downloads

Publicado

01-01-2000

Como Citar

FRANCISCO, R. de F.; BRAUM, L. M. dos S. Custo na atividade leiteira: um estudo de caso. Ciências Sociais Aplicadas em Revista, [S. l.], v. 9, n. 17, p. p.193–213, 2000. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/csaemrevista/article/view/5320. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Administração, Ciências Contábeis e Direito (Interdisciplinar)