Vínculos organizacionais: estudo de caso em uma instituição de ensino superior

Autores

  • Tomaz Antônio Chaves

Palavras-chave:

vínculos, organização, docentes

Resumo

O objetivo deste artigo foi analisar como se configuram os vínculos organizacionais dos docentes que lecionam em uma Instituição de Ensino Superior, localizada na região da Grande Belo Horizonte - MG, que ministra os cursos e Administração, Ciências Contábeis e Direito. O trabalho foi definido como estudo caso, descritivo de caráter quantitativo. As unidades de analise e observação são os docentes da Instituição pesquisada. oi empregado na coleta de dados um questionário estruturado dividido em duas partes, com os dados demográficos e uncionais e questões relacionadas aos vínculos organizacionais. A pesquisa propiciou demonstrar os principais vínculos organizacionais manifestado pelos docentes. O orgulho de pertencer a esta IES e o orgulho desta IES receber prêmios ou elogios públicos foram os indicadores de maior escore do vínculo sentimento de pertença seguidos dos vínculos autonomia, vínculos de identificação e vínculos e idealização de organização.

Downloads

Publicado

11-06-2012

Como Citar

CHAVES, T. A. Vínculos organizacionais: estudo de caso em uma instituição de ensino superior. Ciências Sociais Aplicadas em Revista, [S. l.], v. 10, n. 18, p. p. 85–97, 2012. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/csaemrevista/article/view/6495. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Administração, Ciências Contábeis e Direito (Interdisciplinar)