A PARTICIPAÇÃO DE ORGANIZAÇÕES NÃO GOVERNAMENTAIS BRASILEIRAS NAS CONFERÊNCIAS DA ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS (1992-1996) E DA ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DO COMÉRCIO (1996-2005) E A SOCIEDADE CIVIL GLOBAL

Autores

  • Vania Sandeleia Vaz da Silva

Palavras-chave:

ONGs, ONU, OMC.

Resumo

Embora tanto a Organização das Nações Unidas (ONU) quanto a Organização Mundial do Comércio (OMC) constituam organizações intergovernamentais – o que quer dizer que seus membros são os Estados que as constituem ou a elas aderem posteriormente – diversas organizações não-governamentais (ONGs) pleitearam e conseguiram credenciamento para participar de conferências realizadas entre 1992 e 2005. A presença de ONGs em tais eventos levou diversos pesquisadores a considerar a possibilidade de que estivesse surgindo algo como uma sociedade civil global já que os cidadãos estavam conquistando o direito de estar presentes, ao lado dos representantes oficiais dos Estados, nos fóruns em que se decidia assuntos fundamentais para o futuro da humanidade. Dentre as milhares de ONGs participantes estavam organizações que mantinham seus escritórios administrativos no Brasil – mais de duzentas no total. O objetivo aqui é analisar a presença dessas ONGs brasileiras nas conferências da ONU e da OMC buscando avaliar o impacto dessa participação tanto para as próprias ONGs como para o resultado dos eventos de modo a pensar como a sociedade civil brasileira participou, nesses casos específicos, da suposta sociedade civil global.

Downloads

Publicado

24-01-2013

Como Citar

SILVA, V. S. V. da. A PARTICIPAÇÃO DE ORGANIZAÇÕES NÃO GOVERNAMENTAIS BRASILEIRAS NAS CONFERÊNCIAS DA ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS (1992-1996) E DA ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DO COMÉRCIO (1996-2005) E A SOCIEDADE CIVIL GLOBAL. Ciências Sociais Aplicadas em Revista, [S. l.], v. 11, n. 20, p. 27–42, 2013. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/csaemrevista/article/view/7598. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Administração, Ciências Contábeis e Direito (Interdisciplinar)