ASPECTOS JURÍDICO-SOCIOLÓGICOS DO CONSUMIDOR NA SOCIEDADE DE CONSUMO LÍQUIDO-MODERNA

Autores

  • Antônio Carlos Efing
  • Bruno Laskowski Staczuk

Palavras-chave:

Sociedade de consumo líquido-moderna, marketing, problemas pós-modernos.

Resumo

A sociedade de consumo líquido-moderna, assim denominada por Bauman (2009), consiste num ambiente em que pessoas são submetidas frequentemente a um processo modificador de hábitos, de padrões referenciais de condutas. As pessoas, segundo este contexto artificialmente criado, tendem a se encontrar inquietas, ansiosas por novas individualidades, agora livremente comercializadas e facilmente encontradas nas mais diversificadas prateleiras do mercado de consumo. Seguindo esta lógica, os produtos não são mais valorizados por suas qualidades técnicas e funcionais, são contemplados pelo poder de diferenciação, reconhecimento social, promovido pelas ferramentas do marketing. Diante da instalação de uma sociedade de consumo desenfreado, onde uma síndrome consumista é disseminada, surgem problemas pós-modernos como o superendividamento e a exclusão social. Um projeto de transformação de pessoas em objetos de consumo é iniciado, sob o impulso da renovação corriqueira de desejos, via ditames da moda.

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Publicado

25-01-2013

Como Citar

EFING, A. C.; STACZUK, B. L. ASPECTOS JURÍDICO-SOCIOLÓGICOS DO CONSUMIDOR NA SOCIEDADE DE CONSUMO LÍQUIDO-MODERNA. Ciências Sociais Aplicadas em Revista, [S. l.], v. 11, n. 20, p. 89–103, 2013. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/csaemrevista/article/view/7603. Acesso em: 23 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Administração, Ciências Contábeis e Direito (Interdisciplinar)