ASPECTOS JURÍDICO-SOCIOLÓGICOS DO CONSUMIDOR NA SOCIEDADE DE CONSUMO LÍQUIDO-MODERNA
Palavras-chave:
Sociedade de consumo líquido-moderna, marketing, problemas pós-modernos.Resumo
A sociedade de consumo líquido-moderna, assim denominada por Bauman (2009), consiste num ambiente em que pessoas são submetidas frequentemente a um processo modificador de hábitos, de padrões referenciais de condutas. As pessoas, segundo este contexto artificialmente criado, tendem a se encontrar inquietas, ansiosas por novas individualidades, agora livremente comercializadas e facilmente encontradas nas mais diversificadas prateleiras do mercado de consumo. Seguindo esta lógica, os produtos não são mais valorizados por suas qualidades técnicas e funcionais, são contemplados pelo poder de diferenciação, reconhecimento social, promovido pelas ferramentas do marketing. Diante da instalação de uma sociedade de consumo desenfreado, onde uma síndrome consumista é disseminada, surgem problemas pós-modernos como o superendividamento e a exclusão social. Um projeto de transformação de pessoas em objetos de consumo é iniciado, sob o impulso da renovação corriqueira de desejos, via ditames da moda.
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