GESTÃO DE PESSOAS POR ORGANIZAÇÃO DO TERCEIRO SETOR: AVANÇO OU RETROCESSO NOS SERVIÇOS PRESTADOS?

Autores

  • Ana Lélia Martins Kummer
  • Angela Aparecida Opiczh
  • Cecília dos Santos
  • Miguel Arantes Normanha Filho

Palavras-chave:

terceiro setor, sustentabilidade, gestão de pessoas.

Resumo

O artigo foi elaborado a partir dos resultados de pesquisa empírica. Foi adotado o método de estudo de caso para a pesquisa, que foi realizada em uma usina de valorização de rejeitos de Curitiba e região metropolitana, no ano de 2009, administrada por organização do terceiro setor, comprometida com a sustentabilidade ambiental. O problema de pesquisa foi assim definido: pode o terceiro setor desenvolver gestão de pessoas aos moldes das organizações com fins de lucros, de forma a contribuir para o desenvolvimento de pessoas e da própria organização, assim como, ressaltar o fator humano e de sua gestão no alcance dos objetivos e metas organizacionais? Face ao problema, o objetivo geral da pesquisa foi o de verificar as práticas de gestão de pessoas, no setor de produção da usina administrada por organização do terceiro setor, comparando-a com organizações com fins de lucros, por meio de referenciais teóricos sobre administração de recursos humanos e gestão de pessoas.

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Publicado

25-01-2013

Como Citar

KUMMER, A. L. M.; OPICZH, A. A.; SANTOS, C. dos; NORMANHA FILHO, M. A. GESTÃO DE PESSOAS POR ORGANIZAÇÃO DO TERCEIRO SETOR: AVANÇO OU RETROCESSO NOS SERVIÇOS PRESTADOS?. Ciências Sociais Aplicadas em Revista, [S. l.], v. 11, n. 20, p. 197–212, 2013. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/csaemrevista/article/view/7622. Acesso em: 23 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Administração, Ciências Contábeis e Direito (Interdisciplinar)