A APLICABILIDADE DO PRINCÍPIO DA INSIGNIFICÂNCIA NOS ATOS DE IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA

Autores

  • VANESSA CRISTINA L. C. F. DA PALMA
  • DAVID DIAS DA SILVA

Palavras-chave:

princípio da insignificância, improbidade administrativa, aplicabilidade

Resumo

O princípio da insignificância, a despeito das discussões que ainda suscita, tem sido utilizado no Direito Penal quando da análise de crimes de bagatela. Sua atuação se dá no âmbito da tipicidade material. Assim, considerando-se que determinada conduta só será típica se apresentar, ao mesmo tempo, a tipicidade formal (conformidade com a norma abstrata) e a tipicidade material (lesionar de maneira relevante determinado bem jurídico), tornar-
se-á atípica se a ela se aplicar a ideia de insignificância. Contudo, tal princípio não tem sido aplicado ante a negativa da jurisprudência majoritária. Não obstante, considerando-se o novo tratamento que o ordenamento jurídico atual tem dado à improbidade administrativa, sobretudo após a entrada em vigor da Lei n. 8.429/92, torna-se importante o debate sobre essa aplicação, excluindo-se a tipicidade material de condutas administrativas insignificantes. Para esse fim, este estudo valeu-se da análise de julgados do Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul e do Superior Tribunal de Justiça, bem das doutrinas penal e publiscista. Disso resultou a constatação de que a doutrina trata o tema de forma tangencial, não havendo estudo mais aprofundado a respeito, ao passo que a jurisprudência majoritária tem negado a aplicação do princípio da insignificância nos atos ímprobos. Entretanto, não obstante a ausência de estudos mais aprofundados sobre o tema e a negativa jurisprudencial, pensa-se ser possível aplicar o princípio da insignificância também nos atos de improbidade administrativa, com amparo em lições pontuais da doutrina e de alguns julgados do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul.

Downloads

Publicado

02-09-2013

Como Citar

DA PALMA, V. C. L. C. F.; DA SILVA, D. D. A APLICABILIDADE DO PRINCÍPIO DA INSIGNIFICÂNCIA NOS ATOS DE IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA. Ciências Sociais Aplicadas em Revista, [S. l.], v. 11, n. 21, p. 9–27, 2013. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/csaemrevista/article/view/8534. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Administração, Ciências Contábeis e Direito (Interdisciplinar)