ALINHAMENTO DO DEPARTAMENTO JURÍDICO ÀS ESTRATÉGIAS ORGANIZACIONAIS

Autores

  • FABRÍCIA LANNA COELHO
  • DANILO DE MELO COSTA
  • DANIELA COSTA VECCHIA
  • FRANCISCO VIDAL BARBOS

Palavras-chave:

Departamento jurídico, Alinhamento estratégico, Gestor jurídico, Direito Empresaria

Resumo

Em um mundo cada vez mais competitivo, com as informações estando disponível a todos, o número de demandas jurídicas vem aumentando consideravelmente. Entretanto, o departamento jurídico não é um setor muito valorizado, muitas vezes até inexistente em boa parte das organizações, que contratam serviços jurídicos esporadicamente para demandas pontuais. Face ao exposto, o presente artigo visa apresentar a nova concepção da atuação empresarial do Departamento Jurídico no mercado transnacional, para o desenvolvimento eficiente da organização, de forma a integrá-lo aos demais setores estratégicos, tornando o advogado empresarial um verdadeiro gestor jurídico. Para tanto, realizou-se uma pesquisa explicativa e qualitativa, com a técnica de coleta de dados sendo predominantemente bibliográfica. Os resultados mostraram a importância do departamento jurídico estar
alinhado a estratégia da organização, sendo a mola propulsora de uma atuação criativa e antecipadora dos novos rumos dos negócios.

Downloads

Publicado

02-09-2013

Como Citar

COELHO, F. L.; COSTA, D. D. M.; VECCHIA, D. C.; BARBOS, F. V. ALINHAMENTO DO DEPARTAMENTO JURÍDICO ÀS ESTRATÉGIAS ORGANIZACIONAIS. Ciências Sociais Aplicadas em Revista, [S. l.], v. 11, n. 21, p. 69–83, 2013. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/csaemrevista/article/view/8539. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Administração, Ciências Contábeis e Direito (Interdisciplinar)