ADERÊNCIA DAS RECOMENDAÇÕES DE BOAS PRÁTICAS DE GOVERNANÇA CORPORATIVA EM QUATRO COOPERATIVAS BRASILEIRAS DO SEGMENTO DE LATICÍNIOS

Autores

  • GISELA SCHAFFER
  • MARCOS CREPALDI

Palavras-chave:

Governança Corporativa, Cooperativa Agropecuária, Boas Práticas

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo avaliar a aplicação das boas práticas de governança corporativa recomendadas pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e pelo Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC) em quatro cooperativas focadas no negócio do leite. Foram propostos os seguintes objetivos específicos para a pesquisa: (a) analisar estudos do tema; (b) identificar as convergências e divergências das práticas de governança corporativa; e (c) indicar pontos frágeis quanto a estas práticas nos casos avaliados. Quanto aos aspectos metodológicos trata-se de uma pesquisa descritiva, bibliográfica e um estudo de caso múltiplo. Os dados foram coletados através de questionários semi estruturados, respondidos por controllers destas cooperativas. Como conclusão observou-se que diversos aspectos convergem com o que se tem por boa prática na bibliografia sobre o tema, porém, aspectos específicos divergem no caso de algumas cooperativas, de forma geral foram pontos que apresentaram vulnerabilidade se comparados com a teoria.

Downloads

Publicado

24-09-2013

Como Citar

SCHAFFER, G.; CREPALDI, M. ADERÊNCIA DAS RECOMENDAÇÕES DE BOAS PRÁTICAS DE GOVERNANÇA CORPORATIVA EM QUATRO COOPERATIVAS BRASILEIRAS DO SEGMENTO DE LATICÍNIOS. Ciências Sociais Aplicadas em Revista, [S. l.], v. 12, n. 22, p. 9–26, 2013. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/csaemrevista/article/view/8627. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Administração, Ciências Contábeis e Direito (Interdisciplinar)