MOTIVAÇÃO E LIDERANÇA: UM ESTUDO NO CONTEXTO DA INICIAÇÃO CIENTÍFICA NA UTFPR - CURITIBA

Autores

  • CIBELE ALVES DA SILVA REIS
  • AMANDA MICOSKI LINS

Palavras-chave:

Motivação, Liderança, Iniciação Científica

Resumo

As relações entre motivação e liderança estão presentes entre os mais variados temas, dentre estes, a educação. O presente artigo propôs estudar como as ações de professores, como líderes, influenciam na motivação de estudantes participantes dos programas de Iniciação Científica (IC) na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Câmpus Curitiba.Foram feitas entrevistas online com 172 alunos da universidade com o objetivo de investigar como eles são motivados nas atividades de pesquisa e quais suas considerações sobre essa experiência acadêmica. Após a pesquisa foram avaliadas as respostas e, com a ajuda da literatura sobre as teorias de motivação e liderança, foi feita uma análise e um diagnóstico das relações professor-aluno nas atividades de pesquisa através de uma comparação dos resultados obtidos com as teorias de Maslow e Herzberg, entre outras. Por fim,  foi confirmada a validade das teorias no âmbito da pesquisa visto que esta mostra uma grande correlação com a teoria de Hezberge e com as relações entre líderes e liderados.

Downloads

Publicado

24-09-2013

Como Citar

REIS, C. A. D. S.; LINS, A. M. MOTIVAÇÃO E LIDERANÇA: UM ESTUDO NO CONTEXTO DA INICIAÇÃO CIENTÍFICA NA UTFPR - CURITIBA. Ciências Sociais Aplicadas em Revista, [S. l.], v. 12, n. 22, p. 213–225, 2013. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/csaemrevista/article/view/8674. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Administração, Ciências Contábeis e Direito (Interdisciplinar)