A EDUCAÇÃO LIBERTADORA COMO PRÁTICA DE UMA POLÍTICA DE INTEGRAÇÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA

Lucas Emanuel Ricci Dantas, Ana Paula Paschoal Pinto Lima

Resumo


O presente trabalho tem por objetivo elucidar o papel da educação como aliada da construção de uma ética em direitos humanos no tocante a pessoa com deficiência. Educação essa que tem por base os fundamentos descritos na Pedagogia do Oprimido de Paulo Freire, baseando-se na problematização de educandos para o conhecimento das diferenças e da problemática da inclusão social da pessoa com deficiência no país, o trabalho fundamenta-se numa metodologia indutiva bibliográfica, aliando-se o levantamento de referencial teórico, com a fundamentação de hipóteses e deduções que surgiram ao longo da pesquisa. Dentro deste aspecto metodológico procura-se evidenciar o ponto de conexão entre a pedagogia e os direitos humanos dos deficientes, visando a construção de uma ética humanista e a emancipação das pessoas através da educação.


Palavras-chave


Políticas Públicas; Integração; Pessoa com Deficiência; Ética; Pedagogia.

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Ciências Sociais Aplicadas em Revista

 


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