A EXTRAFISCALIDADE COMO POLÍTICA PÚBLICA DE INTERVENÇÃO DO ESTADO NA ECONOMIA E DESENVOLVIMENTO: O ICMS ECOLÓGICO E O IPI DE VEÍCULOS AUTOMOTORES

Autores

  • Douglas Vosgerau
  • Oksandro Gonçalves

Palavras-chave:

Análise Econômica do Direito, Extrafiscalidade, Neutralidade fiscal, Intervenção, Desenvolvimento.

Resumo

O artigo analisa, sob a perspectiva da Análise Econômica do Direito (AED), o impacto da extrafiscalidade dos tributos na economia quando adotada como política pública de intervenção do Estado na Economia e seu impacto sobre o desenvolvimento. Para tal fim, será́ necessário examinar algumas noções fundamentais da AED (breve histórico, postulado, Teorema de Coase e externalidades). Em seguida, se discorrerá sobre a função extrafiscal dos tributos: conceito, elementos (fim constitucional pretendido, meio utilizado e técnica adotada) e formas da intervenção por meio dos tributos. Será abordado ainda o princípio da neutralidade fiscal, especificamente como ele pode entrar em colisão com a função extrafiscal dos tributos e como a tributação pode ter reflexos positivos e negativos na economia e na sociedade. Em seguida, serão analisados exemplos concretos de intervenção do Estado na economia através da extrafiscalidade. 

Downloads

Publicado

17-09-2014

Como Citar

VOSGERAU, D.; GONÇALVES, O. A EXTRAFISCALIDADE COMO POLÍTICA PÚBLICA DE INTERVENÇÃO DO ESTADO NA ECONOMIA E DESENVOLVIMENTO: O ICMS ECOLÓGICO E O IPI DE VEÍCULOS AUTOMOTORES. Ciências Sociais Aplicadas em Revista, [S. l.], v. 13, n. 24, p. 207–221, 2014. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/csaemrevista/article/view/8880. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Administração, Ciências Contábeis e Direito (Interdisciplinar)