AS VANTAGENS DO MARKETING DE RELACIONAMENTO NO SETOR DE PÓS-VENDA EM UMA EMPRESA DE QUIPAMENTOS AGRÍCOLAS

Autores

  • Fernando Rodrigues Amorim
  • Carla Baraldi Artoni
  • Leonardo Augusto Amaral Terra

Palavras-chave:

Marketing de relacionamento. Fidelização de clientes. Agronegócio.

Resumo

O presente trabalho propôs-se a analisar o marketing de relacionamento entre clientes e funcionários de uma empresa de equipamentos agrícolas ligada ao setor de cana-de-açúcar, situada na cidade de Sertãozinho (SP). O trabalho foi direcionado em verificar a percepção de clientes e funcionários sobre o serviço pós-venda prestado pela empresa. Por meio das abordagens teóricas encontradas em literatura e pela aplicação de questionários semi-estruturados, buscou-se comparar os níveis percebidos por funcionários e clientes no que se refere à importância e à satisfação com o serviço prestado pela empresa. O método utilizado foi a pesquisa qualitativa descritiva, cujo procedimento técnico para a coleta de dados estrutura-se no estudo de caso, com análise qualitativa dos dados. Concluiu-se que a empresa apresenta expressiva demanda pelo serviço pós-venda para máquinas e equipamentos agrícolas, agregando valor à sua marca e conquistando a fidelização de clientes pela prática do marketing de relacionamento, resultando no diferencial competitivo.

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Publicado

17-09-2014

Como Citar

AMORIM, F. R.; ARTONI, C. B.; AMARAL TERRA, L. A. AS VANTAGENS DO MARKETING DE RELACIONAMENTO NO SETOR DE PÓS-VENDA EM UMA EMPRESA DE QUIPAMENTOS AGRÍCOLAS. Ciências Sociais Aplicadas em Revista, [S. l.], v. 13, n. 24, p. 73–87, 2014. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/csaemrevista/article/view/8991. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Administração, Ciências Contábeis e Direito (Interdisciplinar)