AS VANTAGENS DO MARKETING DE RELACIONAMENTO NO SETOR DE PÓS-VENDA EM UMA EMPRESA DE QUIPAMENTOS AGRÍCOLAS
Palavras-chave:
Marketing de relacionamento. Fidelização de clientes. Agronegócio.Resumo
O presente trabalho propôs-se a analisar o marketing de relacionamento entre clientes e funcionários de uma empresa de equipamentos agrícolas ligada ao setor de cana-de-açúcar, situada na cidade de Sertãozinho (SP). O trabalho foi direcionado em verificar a percepção de clientes e funcionários sobre o serviço pós-venda prestado pela empresa. Por meio das abordagens teóricas encontradas em literatura e pela aplicação de questionários semi-estruturados, buscou-se comparar os níveis percebidos por funcionários e clientes no que se refere à importância e à satisfação com o serviço prestado pela empresa. O método utilizado foi a pesquisa qualitativa descritiva, cujo procedimento técnico para a coleta de dados estrutura-se no estudo de caso, com análise qualitativa dos dados. Concluiu-se que a empresa apresenta expressiva demanda pelo serviço pós-venda para máquinas e equipamentos agrícolas, agregando valor à sua marca e conquistando a fidelização de clientes pela prática do marketing de relacionamento, resultando no diferencial competitivo.
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